Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Cultura

Centro Cultural José Sobrinho oferece cursos gratuitos à população

Oferecer qualificação profissional as famílias de baixa renda de Rondonópolis sempre foi meta da atual administração. Mas outra preocupação do prefeito Zé Carlos do Pátio é levar cultura de forma gratuita a essas pessoas. Neste sentido foram criados diversos cursos no Centro Cultural José Sobrinho, o que proporcionou o atendimento a cerca de 460 alunos todo mês. Aulas de danças como ballet, jazz, de rua e de salão, além de capoeira, música, desenho e pintura, teatro e viola caipira foram disponibilizados à população nos períodos matutinos e vespertinos.


“A música e a arte são essenciais para a formação humana. Assim como a leitura de um bom livro, o conhecimento da música ou da dança tem o poder da transformação. E, além disso, pode ser a geração de renda, quando passamos a usar a música ou a dança como uma profissão”, pontua o prefeito.

O curso gratuito mais disputado no ano de 2010, oferecido pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, foi o de música. Todo mês 150 pessoas, entre homens e mulheres, frequentaram as aulas. Desse total, 50 são estudantes que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti. No período noturno, outros 80 alunos receberam instruções de como tocar a viola caipira em parceria com os ‘Amigos da Viola’.

Para a secretária Susan Meire Moreti Binha a criação desses cursos significa um avanço na promoção cultural de Rondonópolis. Segundo ela, o convívio com a dança, teatro e com a música desenvolve o gosto pela arte e fomenta a interação do indivíduo com o grupo. “Creio que pessoas bem informadas culturalmente conseguem fazer crescer uma sociedade. Sabem se portar de forma adequada em diversos ambientes e sem dúvida a música é algo que deve estar presente diariamente em nossas vidas”, completa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet