Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

IFMT

Reitor do IFMT se reúne com Secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste para tratar sobre termo de cooperação técnica

O Reitor Pro Tempore do Instituto Federal de Mato Grosso, José Bispo Barbosa, se reuniu ontem (24.02) pela manhã...

O Reitor Pro Tempore do Instituto Federal de Mato Grosso, José Bispo Barbosa, se reuniu ontem (24.02) pela manhã, com o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Marcelo Dourado, no Hotel Veneza para tratar de termos de cooperação técnica. O deputado federal, Valtenir Pereira, participou da reunião sendo articulador da visita do secretário com o reitor do IFMT.


Como resultado da reunião, o Instituto Federal de Mato Grosso irá realizar um diagnóstico dos arranjos produtivos locais das comunidades mais carentes do estado; quais são as vocações econômicas nessas regiões e o que o Instituto Federal pode contribuir de auxílio técnico e tecnológico.

A partir desse diagnóstico, será feito um termo de cooperação técnica no qual será ofertado aos estudantes atividades de extensão para capacitar os membros das comunidades, associações e cooperativas. A Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste que faz parte do Ministério da Integração Nacional participa com investimentos e na compra de maquinários, enquanto o IFMT com a capacitação técnica.

O Reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, disse que o Instituto tem interesse em participar do termo de cooperação “é uma oportunidade ímpar, pois temos interesse em ofertar atividades de extensão. Os Institutos Federais e Universidades Federais tem o dever de contribuir decisivamente para o desenvolvimento da sociedade”, disse Bispo.

O secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Marcelo Dourado falou que a secretaria pode disponibilizar R$ 4 bilhões para o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, mediante financiamentos direcionados às atividades produtivas, voltados aos setores econômicos industrial, agroindustrial, agropecuário, mineral, turístico, comercial e de serviços.

A área de atuação do FCO abrange o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Dourado destacou que para Mato Grosso, o FCO pode investir em torno de R$ 1,2 bilhões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet