Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Wagner Ramos elogia comunidade acadêmica por período sem trotes

Na semana que marca o início das aulas nas universidades públicas e particulares de Mato Grosso, o deputado Wagner Ramos (PR) dirigiu mensagem de congratulações a diretores, professores e alunos – veteranos e calouros – pelo clima de tranquilidade em relação aos trotes neste período, em todo o estado.


O autor da Lei nº 9.325 (17.03.2010), que proíbe o trote estudantil e incentiva a recepção amigável aos alunos novatos, também elogiou diretamente professores, diretores e funcionários da Unemat – Campus de Sinop, e o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, Fabrício Carvalho.

A presteza dos primeiros evitou no dia 28 de fevereiro passado a consumação de um trote violento planejado por veteranos de um curso de engenharia nas proximidades do campus da Unemat, no norte do estado. Em Cuiabá, Carvalho estimulou as demais autoridades acadêmicas da instituição a oferecer programações acadêmico-cultural e socioambiental – de acordo com a característica de cada área e curso – como forma de neutralizar possíveis ações violentas.

“Esse é o papel das autoridades comprometidas com os princípios da verdadeira educação: aquela que também ensina nossos jovens a se tornarem pessoas de bem. A Assembleia Legislativa e todos nós – deputados – também estamos ao lado das instituições de ensino e dos valorosos profissionais comprometido com esses princípios”, disse Wagner Ramos.

Para massificar ainda mais o modelo de recepção amigável que é consenso entre as autoridades acadêmicas e se tornou lei no estado há exato um ano, o parlamentar também está propondo em projeto de lei que as universidades divulguem internamente avisos sobre os impedimentos legais e as consequências dos trotes violentos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet