Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

tradição matogrossense

Invesimento na cultura: Iniciam as aulas de viola de cocho em Diamantino

Com o intuito de manter a tradição matogrossense, a Prefeitura Municipal de Diamantino incentiva as aulas de viola de cocho e disponibiliza o curso em primeiro momento para os alunos acima de nove...

Com o intuito de manter a tradição matogrossense, a Prefeitura Municipal de Diamantino incentiva as aulas de viola de cocho e disponibiliza o curso em primeiro momento para os alunos acima de nove anos das escolas municipais que estudam no período diurno, tendo em vista que as aulas de viola de cocho ocorrem todas as segundas-feiras das 14 às 16 horas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).


“Meu avô tocava e eu quero aprender, isso é muito bom para o matogrossense e para valorizar a cultura brasileira”, afirmou o estudante Antônio Carlos, de 10 anos.

O professor Gino enfatizou que é necessário recuperar a tradição que até pouco tempo estava praticamente morta, já a assessora de Cultura, Mylene Paese, ressaltou que esse resgate faz parte dos planos da administração municipal para perpetuar a identidade cultural.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura disponibiliza o ônibus para buscar e entregar os alunos nas escolas que os mesmos estudam, assim, o curso de viola de cocho ocorre o ano todo e o conhecimento adquirido passa ser exposto para comunidade em apresentações em eventos.

As aulas iniciaram na segunda-feira (11) e já tem apresentação agendada para o dia da exposição de Langsdorff que ocorrerá nos próximos meses em Diamantino.

Entusiasmada com a perfeição do instrumento musical, a estudante Jaqueline Visolli, de 09 anos, mencionou que tocar viola de cocho não é mais um privilégio somente do sexo masculino. “Toda mulher pode tocar”, defendeu.

O professor Gino também mostrou muito entusiasmo com a valorização da cultura no município. “Não existe história sem tradição, então não podemos deixar morrer a tradição do nosso povo”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet