Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Sustentabilidade e redução de custo na construção civil marcam projetos de alunos de Engenharia

O uso racional da água, recurso natural renovável, mas que se mal utilizado pode se tornar escasso é o foco de projetos de formatura que os alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) apresentam no dia 20 de junho, a partir das 8h, durante a 43ª ExpoCivil, que ocorre no campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972 – bairro Assunção).


Além destes projetos, os formandos se empenharam em apresentar estudos sobre como reduzir custos na construção civil, projetos inovadores de equipamentos esportivos e tecnologias para aumentar o conforto acústico de edificações residenciais. “Todos os projetos merecem destaque, pois mostram o empenho dos alunos na realização de pesquisas que resultam em inovações tecnológicas”, afirma o professor de Engenharia Civil, Raul Ramos, coordenador da ExpoCivil.

Sustentabilidade – Este tema foi inspiração para os projetos Usinas Hidrelétricas Reversíveis, de Fátima Bruna Gouveia dos Santos, e Metodologias Construtivas de Escavação, de Augusto César Nunes Stolai.

A ideia de Fátima é aprofundar o estudo sobre as usinas reversíveis, também chamadas de usina de acumulação, por apresentar dois reservatórios, um superior, que alimenta a usina e gera energia, e outro inferior, que armazena a água que passou pela turbina e gerou energia, para ser bombeado de volta ao reservatório superior, e gerar energia novamente.

O segundo projeto com apelo ecológico, Metodologias Construtivas de Escavação, estuda diferentes formas de construção de adutora de água de reuso, tendo como justificativa o aumento da demanda por este tipo de recurso, como forma alternativa à utilização de água potável, pelas indústrias.

Economia – No mundo dos negócios, a competitividade obriga as empresas a fazer tudo mais rápido e com menor custo. Na construção civil, essa premissa não é diferente, assim, os alunos da FEI abordaram este tema em dois projetos: Alvenaria Estrutural, de Felipe Chaparim Bellucco, e Paredes de Concreto: Metodologia Construtiva e Aplicações, da dupla Eduardo Cherutti e Rafael Campagnole Basso.

No primeiro, Bellucco faz uma análise do sistema construtivo em alvenaria estrutural, da concepção à execução, em que pilares e vigas são substituídos por blocos de concreto. “Assim se obtém diversas vantagens em relação às construções convencionais, como rapidez na execução, custos reduzidos, entre outras”, afirma o aluno.

Na mesma linha, Cherutti e Basso defendem o uso de paredes de concreto na construção de casas de baixo custo. “O objetivo deste trabalho é analisar e mostrar esta nova tecnologia construtiva, juntamente com os problemas, dificuldades de implantação e benefícios de uso”, afirma a dupla.

Esportes – O aluno Gabriel Achkar focou os estudos na tecnologia de construção de equipamentos esportivos. Achkar elaborou um guia passo a passo das etapas gerais todo o processo construtivo de uma pista de skate.

Já o projeto do formando Vitor Salgado Esteves aborda o tema Tratamento Acústico em Edificações Residenciais, com objetivo de comparar os pontos positivos e negativos de diversos tratamentos existentes no mercado. “Por redução de custo, maximização do lucro e com o avanço da tecnologia, os prédios estão sendo construídos cada vez mais rápidos, com lajes cada vez mais finas e não há muita preocupação com a diminuição os ruídos que são transmitidos”, justifica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet