Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Alunos da FAIS aprovados na OAB são destaque em Jornal Regional

Acadêmicos do Curso de Direito de uma instituição particular de ensino, a Faculdade de Sorriso (FAIS) foram aprovados na segunda fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O resultado divulgado no último dia 20 de maio, pela Fundação Getúlio Vargas revelou o nome de Alcionir Paulo Silvestro e Alvadi Rodrigo Chiapetti.


A conquista foi recebida com muito alegria e empolgação por toda a comunidade acadêmica, uma vez que os dois aprovados ainda estão cursando o 9º semestre do Curso de Direito e portanto, ainda não se formaram.

Para um dos aprovados, Alcionir Paulo Silvestro, que está entre os primeiros colocados da região, ter passado no exame da OAB representa uma das maiores conquistas de sua vida. “Foi uma prova muito difícil. Por isso é uma grande alegria ter conseguido passar depois de tanto esforço, dedicação e planejamento nos estudos”, comemorou o acadêmico, lembrando que a Faculdade dá todo o suporte e estrutura para que este resultado seja alcançado por todos, mas, é preciso muito mais do que isso. “É importante que cada um faça suas horas extras curriculares, estudando sempre em busca de seus objetivos. Quem faz as coisas com dedicação tende a obter sempre um bom resultado”, recomenda.

O jovem que está prestes a concluir sua segunda graduação dá dicas para quem ainda está em busca de uma grande conquista como esta. “Quatro ou cinco anos de faculdade dão uma boa bagagem, mas só isso não é suficiente”, alerta o aprovado, explicando que desde que decidiu estudar para o Exame da OAB, traçou um planejamento e um cronograma de estudos que foi seguido a risca durante muitos meses com a ajuda de professores. “Agradeço o empenho da Faculdade e dos professores que me ajudaram, pois é uma grande satisfação ter conseguido passar no Exame antes mesmo de concluir o curso”, destaca o acadêmico, deixando um recado final aos colegas e demais pessoas da comunidade. “Não desistam nunca de lutar pelos seus sonhos, pois com dedicação é possível conquistar tudo que desejamos”.

Já para Alvadi Rodrigo Chiapetti, também aprovado, a formula do sucesso foi um pouco diferente, mas o resultado alcançado também foi e ainda está sendo muito comemorado por ele e toda sua família. “Nunca fui um aluno exemplar, mas sempre tive em mente o objetivo de passar no Exame da Ordem e me dediquei para isso”, explica o jovem de 32 anos que resolver cursar Direito 10 anos depois de concluir o ensino médio. “Meu sonho sempre foi advogar. Então, esperei a oportunidade e quando surgiu o curso de Direito em Sorriso eu resolvi que seria um advogado”.

Ele explica que desde que inicio a faculdade já tinha em mente o propósito de ser advogado e para isso precisaria passar no Exame da Ordem. Focado e determinado, resolveu aproveitar o tempo livre que tinha nos intervalos do trabalho e até mesmo em casa para ler e pesquisar sobre provas da OAB na internet. “Neste período não deixei de sair com meus amigos nem de fazer alguma atividade que me desse prazer. Porém, eu sempre estive focado no meu objetivo e tentei aproveitar ao máximo o meu tempo livre durante a semana e até nos domingos para estudar”, revela o jovem, fornecendo uma dica para aqueles que ainda irão fazer a prova pela primeira vez ou que estão na tentativa há mais tempo. “Não fiz cursinhos, nem participei de grupos de estudos e tão pouco fui um aluno exemplar em sala de aula. Porém, sempre tive foco no meu objetivo e para isso fui determinado desde os primeiros semestres da faculdade. Não adianta estudar somente nos 30 dias antes da prova. O segredo está em estudar sempre, continuamente e com vontade”.

Agora, prestes a se formar na graduação, Rodrigo, como é popularmente chamado pelos amigos, sente-se mais aliviado e claro, muito contente com o resultado alcançado. “Costumo dizer aos meus amigos e também aos demais estudantes de direito da minha faculdade que vou me formar com um ‘piano a menos nas costas’. É engraçado, mas é realmente esta a sensação que eu sinto, pois no Direito não basta apenas se formar e pegar o canudo. Se queremos advogar, temos que passar por esta prova que está cada vez mais difícil. Então, não há outro jeito a não ser estudar e estudar muito”.

Exame da Ordem está cada vez mais difícil

O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), aplicado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve a participação de 26 mil bacharéis este ano. A prova, que precisa ser feito por aqueles que pretendem exercer a advocacia está cada vez mais difícil, já que as estatísticas revelam que na última edição, o índice de reprovação chegou a 90%.

Baseado no artigo 5º, parágrafo XIII da Constituição Federal: o Exame da OAB deve ser feito por todo bacharel de direito precisa que pretende exercer a profissão de advogado. Ao todo, são feitas três edições por ano da Prova e o candidato que não for aprovado pode fazer a edição seguinte.

O EXAME

O Exame da OAB é dividido em duas fases: a primeira composta de 100 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 50 questões passa para a segunda fase. Na segunda fase o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a cinco questões, sob a forma de situações-problema, compreendendo as seguintes áreas de opção do bacharel, indicada no momento da inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário.

O candidato paga R$ 200 para fazer o exame.

Recentemente, em entrevista o site da Globo, o g1, o desembargador Sylvio Capanema, ex-vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro declarou que se fizesse a prova hoje, não passaria tamanha é a dificuldade do Exame. “Posso dizer com absoluta sinceridade que eu, hoje, não passaria no Exame de Ordem. As provas da OAB estão num nível de dificuldade absolutamente igual às da defensoria do Ministério Público e, se bobear, da magistratura”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet