Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Queda de braço

Sindicato rechaça proposta; Silval Barbosa reúne com os grevistas

Foto: Lucas Bólico/OD

Presidente do Sintep, Gilmar Soares Ferreira, discursa em frente à Assembleia Legislativa

Presidente do Sintep, Gilmar Soares Ferreira, discursa em frente à Assembleia Legislativa

O governador Silval Barbosa (PMDB) sentará à mesa nesta quarta-feira (8) com os professores grevistas da rede estadual de educação para tentar dar fim à paralisação iniciada nesta segunda (6) pelos trabalhadores. A reunião foi articulada por telefone pelo deputado José Riva (PP) nesta tarde, durante Audiência Pública que debateu a educação na Assembleia Legislativa.


A negociação do Estado com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) deve ser complicada, já que os profissionais vão à reunião dispostos a não ceder nas principais exigências.

“Nós só aceitamos negociar com uma proposta que nos garanta o piso de R$ 1.312,00 de forma imediata. Além disso, queremos a contratação imediata dos aprovados no concurso público e o aumento de recursos para a Educação”, asseverou o presidente do Sintep, Gilmar Soares Ferreira após a audiência.

A secretaria de Educação do Estado, Rosa Neide (PT), no entanto, diz que a proposta apresentada na última sexta-feira (3) pelo governo, que garante o pagamento do piso em dezembro e a contratação dos aprovados em agosto, é a única que a Seduc pode garantir. Para Gilmar Ferreira, a proposta apresentada pelo Estado é um desrespeito aos profissionais e à Educação.

A reunião de Silval com os professores muda um paradigma da administração do Estado, estabelecido desde o governo Maggi, em que o Estado não negociava com categorias paralisadas. Além dos educadores, os policiais civis e os médicos dos Hospitais Regionais também estão em greve. A paralisação deve atingir 445 mil estudantes em Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet