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Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

UNIC Tangará promove a “Pedagogia do Amor”

No dia 14 de junho, das 13h30 às 16h30, professores e estudantes dos cursos de Fisioterapia e Pedagogia da UNIC Tangará realizarão o projeto “Pedagogia do Amor” nas dependências do campus. Trata-se de uma atividade lúdico-recreativa que possibilitará aos alunos da APAE (Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais) e da AADATA (Associação Amigos dos Deficientes Auditivos) a vivência de uma tarde de lazer para ampliar as habilidades das crianças.


Segundo a coordenadora de Pedagogia, Ivete Barbosa, a iniciativa tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral nos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, na medida em que o processo didático complementa a ação da família e da comunidade. “O amor é fundamental para as crianças com deficiências, pois permite a aproximação de outras pessoas e aumenta a confiança”, ressalta. “Esses momentos serão de muita descontração e alegria para todos. Melhor do que sonhar é fazer parte desse sonho, por isso convidamos a sociedade a participar conosco”, completa.

Para o coordenador de Fisioterapia, Fabio Ferreira Diamantino, o projeto orienta os universitários a trabalharem com respeito e ternura pelo ser humano. “Ser fisioterapeuta é saber valorizar o ser humano. Quando estiverem no mercado de trabalho, os estudantes lidarão com vários pacientes com aspectos físico-psíquico-socias diferentes”, explica. “A Pedagogia do Amor se manifesta no momento em que os professores estimulam o conhecimento dos problemas do mundo presente aos acadêmicos e os leva a prestação de serviços a comunidade”, declara.

“O contato estabelece uma relação de reciprocidade”, afirma a professora Jane Strey. “A possibilidade de exercer o processo de inclusão, juntando as diferenças em um só espaço, permite que as pessoas com necessidades especiais adquiram confiança e acreditem no respeito mútuo ao ser humano. Por isso consideramos tão importante essa prática pedagógica”, conclui. De acordo com a estudante de Fisioterapia, Luciana Junges, o projeto ajuda a inserir os alunos com necessidades especiais no convívio social, mostrando que não existem diferenças e que o amor deve ser incondicional.

Já a acadêmica de Pedagogia, Carla Rúbia, informa que as relações de aprendizagem não estão estabelecidas somente dentro da sala de aula, mas devem estar pautadas na relação extra-classe, como cita o autor Gabriel Chalita em seus livros publicados sobre o tema. “Esse autor teve grande influência para a criação deste projeto, porque é por meio de jogos e brincadeiras realizados com as crianças que os educadores aprendem o quanto são importantes as mudanças, a tolerâncias e a humildade, além do gosto pela vida”, completa.

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