Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Quase 25 mil alunos disputam uma vaga na UnB neste fim de semana

A Universidade de Brasília realiza neste fim de semana o segundo vestibular do ano. Estão inscritos 24.972 candidatos, dos quais 904 treineiros – estudantes que não concluíram o ensino médio. Eles não concorrem às 4.016 vagas oferecidas nos quatro campi da universidade - Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina. Parte dessas vagas (796) será disputada pelos 3.824 candidatos que se inscreveram no sistema de cotas para negros.


O número de vagas oferecidas neste vestibular é mais que o dobro das 1.999 disputadas em dezembro de 2010. Como na última edição, o curso mais concorrido é medicina, com 81,45 candidatos por vaga, seguido de direito diurno (23,67 candidatos por vaga), engenharia civil (23,22) e relações internacionais (15,6).

Pela primeira vez, os cursos com aulas nos períodos diurno e noturno, como direito, serão disputados pelo número total de vagas disponíveis. A distribuição das vagas entre os aprovados será feita de acordo com o desempenho no vestibular. Antes, as concorrências eram separadas. A mudança não afeta os estudantes que já realizaram etapas do Programa de Avaliação Seriada, o PAS.

Provas
As provas serão realizadas em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, além de cidades de Goiás e Minas Gerais. A lista completa dos locais de prova pode ser encontrada na página do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), que organiza o vestibular.

As provas serão realizadas no sábado e no domingo a partir de 13h, mas os candidatos devem chegar com uma hora de atencedência. As avaliações duram cinco horas.

No primeiro dia, os vestibulandos realizarão as avaliações de língua portuguesa, língua estrangeira, literaturas de língua portuguesa, geografia, história, artes, filosofia e sociologia, além da redação. As provas do segundo dia são de biologia, física, química e matemática. Nos dois dias, os vestibulando devem levar o comprovante de inscrição, documento de identididade original com foto e caneta esferográfica preta e fabricada em material transparente.

Segundo o professor de um curso pré-vestibular da cidade, Marcello Lasneaux, a prova da UnB é "imprevisível" do ponto de vista da dificuldade. "A prova não obedece a nenhuma variável externa. Independentemente de ser a primeira ou a segunda do ano, não é fato que isso seja levado em conta [para o grau de dificuldade]", afirma.

"Essa prova já teve média de 55 pontos positivos e casos de 29 pontos positivos [para aprovação]. A do segundo dia costuma oscilar em média em torno de 30 pontos", explica.

Dicas
Lasneaux dá algumas dicas para os vestibulandos. Ele recomenda que os candidatos optem por um maior isolamento na véspera e nos dias das provas. Evitar tratar do tema em casa pode ser uma opção para reduzir a ansiedade, assim como ficar alheio ao gabarito extra-oficial divulgado pelos cursos pré-vestibulares após a primeira prova.

O professor também sugere não discutir a prova com amigos, para evitar mais ansiedade e problemas de auto-estima.

O professor recomenda ainda que o estudante procure dormir de maneira tranquila nas duas noites, se alimente de maneira habitual, evitando alimentos atípicos à dieta de rotina, não recorra a medicações que podem influenciar no desempenho, exceto em casos extremos, pesquise antes como chegar ao local de prova e checar, antes de sair de casa, a relação de documentos exigidos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet