Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

FEI comemora 70 anos de excelência no ensino

O Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) comemora este ano o seu 70º aniversário. Para marcar a data, programou várias atividades até 2012, como exposição fotográfica, exposição documental itinerante, concurso cultural, festival de música e várias outras atividades. Além do logo especial, um hot site alusivo à celebração – www.fei.edu.br/70anos - entrou no ar, este mês, com curiosidades, histórias, depoimentos, agenda de atividades, recursos para interação e, principalmente, uma seleção de fotos, que resgatam o sonho do passado, idealizado pelo padre jesuíta Roberto Sabóia de Medeiros, e fazem contraponto com o presente, em conquistas do centro de excelência na inovação e na formação de profissionais altamente qualificados.


“O Pe. Sabóia colocou a semente, irrigou a terra e cultivou a plantinha que se transformou em árvore frondosa, bem enraizada, produzindo frutos de qualidade para a humanidade”, afirma o Padre Theodoro Paulo Severino Peters S.J., presidente da Fundação Educacional Inaciana, mantenedora do Centro Universitário da FEI, ao falar sobre o fundador e a história do Centro Universitário da FEI, que começou em 1941 com a criação do primeiro curso de Administração do Brasil, ministrado pela Escola Superior de Administração de Negócios (ESAN), em São Paulo.

“Saboia sorriria de felicidade ao constatar a força de suas iniciativas”, acredita o presidente da FEI, sobre a força da Instituição para o Brasil. “A FEI é reconhecida pela alta qualidade das suas pesquisas e produção intelectual, legitimada pela atuação direta em eventos internacionais de grande representatividade”, conta o professor doutor Fábio do Prado, reitor da FEI.

DOUTORADO - No 70º aniversário, a FEI tem conquistas a comemorar, como a nota 4 recebida pelo curso de graduação em Administração, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação. Também a festejar a aprovação do primeiro doutorado, de Administração, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Centro Universitário integra importantes grupos de pesquisa e desenvolvimentos, como o SOI Industry Consortium, consórcio internacional formado por seleto grupo de instituições e indústrias de microeletrônica atuantes na tecnologia SOI (silício sobre isolante), uma das mais importantes alternativas para as próximas gerações de computadores de alto desempenho. A FEI é a primeira Instituição de ensino da América Latina a integrar o grupo de pesquisadores.

Por meio dos cursos e núcleos de pesquisa, a FEI já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e cientistas da computação. Face à crescente demanda por mão de obra altamente capacitada, tem investido continuamente na formação de recursos humanos empreendedores, no estímulo às atividades de pesquisa e no aprimoramento da competência profissional, colocando à disposição dos alunos um corpo docente de alto padrão e uma estrutura de cursos fortemente embasada na articulação entre teoria e prática.

Mais de 80% dos cerca de 450 professores são mestres e doutores, vindos das melhores universidades do Brasil e do Exterior. Significativa parcela destes se dedica integralmente às atividades de ensino e pesquisa, com mérito acadêmico comprovado através do apoio de agências de fomento. O desenvolvimento de trabalhos didáticos e acadêmicos é ancorado por estrutura de primeira linha, constituída por biblioteca informatizada com vasta base de dados, laboratórios com alta tecnologia, centros de pesquisa e de informática.

Com 8 mil alunos, nos campi SBC e Liberdade/SP, a FEI avança na pesquisa e desenvolvimento de projetos, voltados à gestão da inovação, processos de inovação, metodologias aplicadas às organizações, automobilística, robótica, inteligência artificial, engenharia de produção, logística, novos materiais, nanotecnologia, biocombustível e energia. “Estamos interagindo fortemente com a comunidade científica mundial”, conta o professor doutor Fábio do Prado.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet