Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Greve geral

Após servidores entrarem em greve, terceirizados da UFMT podem parar

Foto: Reprodução

Após servidores entrarem em greve, terceirizados da UFMT podem parar
Os técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso já estão em greve há mais de um mês. Os professores estão articulados para paralisar e, inclusive, já cruzaram os braços por um dia em sinal de ‘alerta’. Não bastasse isso, chegou a vez dos terceirizados reclamarem.


Uma manifestação ocorreu na tarde desta segunda-feira (11), em frente à Prefeitura do campus, na UFMT em Cuiabá. A queixa dos terceirizados é salarial. Em entrevista ao Olhar Direto, uma funcionária, que preferiu não se identificar, contou que são 378 empregados em uma das empresas que prestam serviço à UFMT que estão reclamando.

Os terceirizados não podem fazer greve. Mas tem, segundo a funcionária, o direito de fazer paralisações. Os manifestantes atuam com serviços de recepção, no Restaurante Universitário, na área verde e no zoológico da universidade. Os serviços de limpeza são feitos por outra empresa, também terceirizada, na qual não existem, até então, reclamações.

Caso as negociações não fluam, os terceirizados convocarão uma assembleia para deliberar sobre as paralisações. “Ao contrário dos grevistas que nem vêm trabalhar, nós viemos, mas não trabalhamos, ficamos parados”, conta. Caso isso se concretize, a comunidade acadêmica ficará sem acesso a praticamente todos os serviços da UFMT.

Ao que tudo indica, os professores iniciarão a greve no início do próximo semestre. Eles reclamam que nos últimos 12 anos, sofreram 152% de perdas salariais e que os salários dos professores das universidades federais é o mais baixo na hierarquia salarial do serviço federal.

Há também a cobrança sobre a forma de contratação de professores sem concurso. Os substitutos (140 docentes na UFMT) e temporários (84) trabalham ainda mais precarizados do que os efetivos, sendo que os temporários não têm se quer direitos trabalhistas históricos.

Leia também:

Professores da UFMT paralisam as atividades em prévia de greve

Professores da UFMT paralisam na próxima terça em todos campi

Professores da UFMT aprovam indicativo de greve

Greve paralisa laboratórios e biblioteca na UFMT
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet