Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Nova Ubiratã recebe 77 computadores para implantação de sete salas de inclusão digital

A Prefeitura de Nova Ubiratã recebeu nesta quinta-feira (17/8) do Ministério das Comunicações 77 computadores para a implantação de salas de inclusão digital – ou telecentros – na Escola Tancredo Neves, na sede do município, e nos distritos de Entre Rios, Piratininga, Parque Água Limpa, Novo Mato Grosso, Santo Antônio do Rio Bonito e Santa Terezinha do Rio Ferro.


O projeto é do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), órgão ligado à Casa Civil da Presidência da República, e visa montar os telecentros nos municípios que fazem parte da Operação Arco Verde, como é o caso de Nova Ubiratã. “A idéia do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital é a de que a população tenha acesso à internet gratuita”, explica o prefeito em exercício, Eder Setter.

As salas devem permanecer abertas à comunidade ao menos 30 horas semanais e dispostas em locais acessíveis à população, contando com a orientação de um monitor, que será capacitado pelo Ministério do Planejamento e que receberá uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Cada sala, segundo a secretária municipal de Governo, Bernadete Rechmann, terá 11 computadores e todos os serviços à comunidade e treinamentos serão gratuitos. “Os técnicos do Sipam intalarão os telecentros dentro de um prazo de 30 dias nos espaços físicos disponibilizados pela Prefeitura de Nova Ubiratá, que arcará com todos os custos de água, luz, conservação, limpeza e segurança”.

“Além dos computadores com estabilizadores, cada telecentro será equipado de mesas, cadeiras, impressora, projetor multimídia e servidor configurado com softwares livres, para acesso aos programas governamentais”, acrescenta Bernadete.

“O objetivo dos telecentros é fortalecer as ações de inclusão digital direcionadas principalmente às comunidades rurais, estimulando as pessoas que moram no interior a participarem de redes sociais, além de gerarem e compartilharem conhecimentos, serviços e produtos”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente, Ademar Denardi.

Para garantir a conexão dos computadores doados à rede mundial de computadores, o Sipam instalará em cada telecentro uma antena VSAT (sigla em inglês para Very Small Aperture Terminal). “O sinal chega por satélite e garante velocidade superior à discada, gratuitamente”, lembra Eder Setter.

Seleção

Eder Setter iniciou as negociações com os ministérios de Ciência e Tecnologia, Comunicações e Planejamento, que coordenam o programa, para receber os telecentros ainda em dezembro de 2009, em Brasília, durante a reunião que apresentou o relatório sobre a Operação Arco Verde na Amazônia Legal.

Durante o processo de seleção, o secretário Ademar Denardi deu continuidade aos procedimentos necessários para garantir a instalação dos sete telecentros em Nova Ubiratã sob as diretrizes de funcionamento do Programa.

“A avaliação considerou também o grau de apoio das proponentes aos telecentros, a experiência prévia e capacidade de continuidade, além da localização das unidades de maneira coincidente a políticas federais prioritárias e a abrangência populacional”, informa Denardi.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet