Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Educação

Ler é bacana

Thalita Rebouças emociona e conquista público de todas as idades

Foto: Programa Estilo

Thalita Rebouças em Cuiabá

Thalita Rebouças em Cuiabá

O ginásio da UFMT ainda estava vazio quando a adolescente Carla Braganholo, 16 anos, surgiu já com os olhos cheios d´água. Emocionada, ela contava os minutos para o início da palestra da escritora Thalita Rebouças, que esteve em Cuiabá pela primeira vez no sábado (20), para falar sobre o prazer de ler. “Eu nem acreditei quando soube que ela estaria aqui. Sou apaixonada pela Thalita”, comemorava.


Na verdade, era um reencontro. Carla já protagonizou verdadeiras cenas de cinema por causa de Thalita. Há três anos, a menina convenceu a família a ir para o Rio de Janeiro exclusivamente para uma tarde de autógrafos da escritora – que é autora de sucessos como “Fala sério, mãe!” e “Ela disse, ele disse”. “Chegando na cidade, estava uma chuva enorme, o táxi quebrou e fomos correndo a pé para chegar na livraria”, relembra Carla. O problema é que o endereço da tarde de autógrafos estava errado.

Começou uma nova maratona para encontrar o local certo. “Quando chegamos lá, a Thalita já tinha ido embora. A Carla não parava de chorar. Tive que convencer o pessoal da livraria a tentar encontrar a Thalita, pois a Carla estava arrasada”, conta Rosana Braganholo, mãe da moça. Enquanto esperava uma resposta, veio o final feliz: avistaram Thalita na praça de alimentação do shopping. “Foi maravilhoso, eu pude conversar com ela, pegar autógrafo. Tudo exclusivo”, diz Carla.

Agora, a emoção é em dose dupla, já que Paula - a irmã de Carla, que tem 8 anos – também virou fã da escritora. Os pais, Ivânio e Rosana, incentivam a paixão e acompanharam a palestra do início ao fim. “Estimulamos muito a leitura. Ela ajuda na formação das crianças. Na nossa casa temos muitos livros e estamos sempre selecionando material para elas lerem. É um hábito que só contribui para o desenvolvimento”, afirma Rosana.

O carisma de Thalita rapidamente faz entender porque ela mobiliza famílias inteiras e já atingiu um milhão de cópias vendidas no país. Simpática e elétrica, a autora transformou a palestra num bate-papo em que tanto filhos quanto pais participaram ativamente. “Minha relação com os pais é muito legal. Tenho orgulho disso. Eles ficam felizes quando veem os filhos lendo. Tem mãe que quer tirar foto comigo sozinha”, se diverte Thalita. Inclusive, no fim do ano ela vai lançar “Fala sério, filho! – A Vingança dos Pais”. “O livro foi um pedido dos próprios pais e está muito divertido”, adianta a escritora.

Com a experiência de quem tem intimidade com o público infanto-juvenil, Thalita fez questão de mostrar a importância da leitura para o futuro dos pequenos. “Quem lê, fala melhor, se expressa melhor, escreve melhor... Acho que eles gostam de mim porque não sou aquela tia chata que fica passando lição de moral. Eu uso muito o humor”, reflete. Para Thalita, estimular a leitura em casa não é tarefa fácil. Exige sensibilidade e dedicação dos pais. “O gosto pela literatura vem de pequenininho, mas na pré-adolescência a criança começa a achar que ler é chato. Nessa hora, os adultos devem oferecer livros sobre temas com os quais os filhos têm afinidade. Se a criança gosta de moda, dar livros de moda. Se for futebol, livros sobre futebol... Não adianta dar um livro sobre um assunto que o pai julga muito interessante mas que a criança detesta”, aconselha Thalita.

Ela também avalia que hoje a oferta de publicações ajuda a conquistar os pequenos leitores. “Hoje, tem livro-brinquedo, que é uma coisa que não existia na minha época! Tem livro que é pirotécnico, um mais bonito que o outro”, constata. Mas também recomenda os clássicos Ziraldo e Ruth Rocha para a criançada. “Eu amei ‘Marcelo, Marmelo, Martelo’, da Ruth Rocha. Foi o primeiro livro que me impactou”, revela. Outra dica para quem quer ver os filhos lendo é levar gibis para casa. “Eu lia muito Maurício de Souza”, completa Thalita.

A palestra com Thalita Rebouças foi realizada pela Ative Promoções e Eventos, que trocou as entradas por alimentos não-perecíveis a serem doados para a Casa da Mãe Joana e a AACC-MT, Associação de Amigos das Crianças com Câncer. “Trouxemos a Thalita porque ela é uma incansável incentivadora da leitura no Brasil. E nós sentimos que há uma necessidade de que o público jovem leia mais”, resume Flávia Porfírio, diretora da empresa.

“Leitura com Thalita Rebouças. Ler é Bacana!” contou com a promoção da TV Rondon/SBT, o patrocínio master do Jornal Circuito Mato Grosso, patrocínio da Gráfica Genus, media partner da Revista RDM, Site Olhar Direto, Só Mídia, Noite Cuiabana, Número Certo e o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso, MV Consultoria, Rola Papo, Produtora MTO2, Rick Milk, Help Vida, Cuiabá Kids e Focatto Mobili.

As informações são da Assessoria.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet