Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política MT

COBRANÇA

Leitão apresenta requerimento pedindo curso de Medicina

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) apresentou, nesta quinta feira, requerimento que solicita ao ministro da Educação, Fernando Haddad, a criação do curso de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop.


Leitão luta pela implantação do curso em Sinop desde quando era prefeito da maior cidade da região Norte do Estado. Para o deputado, a quantidade de vagas ofertadas atualmente em todo Mato Grosso – 180 - comparada com o número de estudantes é insuficiente. “Dessas 180 vagas, 100 são em faculdades particulares e apenas 80 em faculdade publica”, reclama Nilson.

O parlamentar acredita que a criação de curso de Medicina no Nortão vai possibilitar o equacionamento de um problema antigo na região – que á a falta de profissionais e, consequentemente, os altos salários que as prefeituras precisam pagar para disponibilizarem médicos à população. Tem prefeitura que paga até R$ 20 mil por mês, por profissional.

”Não é só pela educação, que é uma oportunidade aos jovens, mas também para melhorar o atendimento de saúde de uma região tão distante, mas tão próspera. Uma das regiões que mais cresce no Estado”, pontua o deputado.

Ainda em discurso no plenário, o deputado disse que um Estado em constante crescimento econômico não pode ser esquecido na área social e humana. “Nós queremos que o Estado enriqueça com qualidade de vida para a população que esta lá. A faculdade de Medicina é um passo importantíssimo para que preencha essa lacuna da questão humana que precisamos melhorar”, discursou.

Distante 500 quilômetros de Cuiabá e estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em mais de 113 mil habitantes, Sinop possui 27 mil estudantes que poderão concorrer às vagas do curso. A oportunidade também abrangerá estudantes da região, caso o curso seja implantado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet