Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Educação

Curso de Braille aborda a importância da inclusão social

Com o objetivo de fomentar a integração dos deficientes visuais com o meio social, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT), em parceria com o Instituto dos Cegos, promoverá um curso gratuito de braille, entre os dias 05 e 16 de setembro, na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Serão duas turmas, sendo uma no período matutino (8h às 12h) e outra no vespertino (14h às 18h). As inscrições estão abertas e podem ser feitas na própria Biblioteca, lembrando que estão disponíveis 20 vagas para cada turma.


O curso é voltado principalmente para professores das redes pública e privada, mas podem participar quaisquer interessados pela linguagem braille. Com carga horária de 20 horas, as aulas terão uma parte teórica e outra prática. O conteúdo programático conta com a apresentação de um breve histórico sobre o sistema braille, a importância da alfabetização desse sistema para a pessoa com deficiência visual, apresentação da Sela braille, transcrição do sistema braille em tinta, a importância do braille no processo de alfabetização e inclusão da pessoa com deficiência visual.

Conforme Maria Auxiliadora, professora que atua na Biblioteca, o objetivo do curso é proporcionar o conhecimento da escrita e leitura braille aos professores e comunidade em geral, garantir o acesso aos meios de comunicação digital, além de incentivar o processo de comunicação entre as pessoas com deficiências visuais.

Sobre o braille - O sistema braile é um conjunto de Pontos que permite as pessoas com deficiência visual a ler e escrever com o auxílio de ferramentas chamadas Reglete e Punção. Este sistema foi criado em 1825 pelo francês Luiz Braile.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está localizada no Palácio da Instrução, em Cuiabá, MT.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet