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Sábado, 20 de julho de 2024

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Regime de colaboração é tema de palestra em Encontro de Assessores Pedagógicos

A educação como política pública só será de qualidade se os entes a planejarem em comum”. A citação do educador Anísio Teixeira, durante evento no ano de 1946, foi utilizada como síntese da palestra sobre o tema “Regime de Colaboração – Gestão Articulada em 2012”, proferida pela secretária de estado de Educação de Mato Grosso, Rosa Neide Sandes de Almeida, na manhã desta terça-feira (13.09), durante Encontro de Assessores Pedagógicos que se estende até o dia 16.09, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.


O encontro reúne mais de 200 participantes, entre assessores pedagógicos eleitos para o triênio (2011/2013), diretores de Centros de Formação e Atualização de Profissionais da Educação (Cefapros), gestores de unidades escolares e secretários municipais de educação.

“Secretários municipais e assessores pedagógicos dividem responsabilidades comuns para todos e por cada um. O secretário é a liderança e representa toda a rede pública daquele território. Depois, nós temos o assessor pedagógico que é a Seduc. Eles farão a discussão sobre quais são as ações prioritárias a serem desenvolvidas. A educação tem de ser concebida de maneira articulada. Visamos a integração dos trabalhos”. Cabe aos municípios atuar com a Educação Infantil.

Ela cita que a Seduc vem trabalhando no fortalecimento do cenário de integração e citou como exemplo para alcançar essa meta duas equipes, a de Coordenação de Articulações de Políticas (CAP) que presta assistência para que os municípios elaborem seus respectivos Plano de Ação Articulada (PAR) e a Coordenadoria de Microplanejamento de Estrutura Escolar. Todas as ações visam, explica, a secretária Rosa Neide, o fortalecer o regime de colaboração, melhorar o desempenho do sistema público de ensino em Mato Grosso, valorizar os profissionais da educação. “Para que possamos conceber a educação como um instrumento de transformação social e pessoal. A educação acontece no território e, portanto, a Seduc tem o olhar sistêmico e, direciona, sai gestão política para a o regime de colaboração. Cada vez mais nossa equipe pedagógica, as Secretarias Municipais, os Cefapros, trabalham de maneira articulada. Esse é nosso sonho de consumo".

O presidente da União Mato-grossense de Secretários Municipais (Undime), Sirineu Moleta, pontuou que ‘pensar na educação é uma forma de transformar as estruturas. Fazer com que o cidadão seja um agente justo e de transformação, justo e fraterno. “Não podemos deixar de sermos parceiros para melhorar as políticas públicas”.

O debate promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Secuc/MT) foi avaliado como de extrema relevância pela representante da Secretaria Municipal de Educação de Nobres, Edilene da Silva Campos Rodrigues. “Temos muitos desafios pela frente. Uma das grades questões é quanto ao espaço para atendimentos de nossos alunos e também o transporte escolar. Neste ano já recebemos dois micros do Governo do Estado que irão atender três unidades do campo, sendo uma indígena. Temos grandes expectativas para o Encontro”, finalizou.

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