Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Instituições públicas e privadas participam do I Fórum de Educação Paz nas Escolas

Com mais de 300 participantes teve início nesta segunda-feira (10.10) o Fórum Estadual de 'Educação Paz nas Escolas', no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Representantes de diferentes segmentos sociais, com ênfase em gestores educacionais participam do seminário que é organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para formular as ações a serem aplicadas dentro e fora das escolas para coibir atos de violência.


Na fala de abertura, a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, destacou a importância na formulação de ações coletivas para que o impacto realmente aconteça no ambiente escolar. Hoje, destaca Rosa Neide, a Educação estadual investe R$ 2,2 milhões no socioeducativo com a proposta de ressocializar os jovens internos na instituição. “Recursos investidos e que não estão apresentando resultados”.

O delegado adjunto da diretoria da Polícia Civil, Sebastião Finotto, destacou que um evento desse porte, construído nesses moldes é inovador. O que queremos aqui é levantar essa problemática e pensarmos quais são as medidas que podem ser adotadas”. Conforme ele, a meta é reunir a sociedade, Polícia Civil e Militar, trabalhando o todo, em prol de se conseguir um ambiente escolar seguro. Precisamos buscar a cultura de paz não só na escola, mas em cada região. Conhecendo as necessidades vamos saber quais as medidas devem ser implementadas especificamente”.

O coronel da Polícia Militar, Pery Taborelli, titular do Comando regional II, de Várzea Grande, acredita que “não podemos ter uma visão caolha, envolvendo apenas um segmento. O problema não se deve ao fato de que apenas a polícia não está na escola, esse é o espaço para que se materializem essas medidas. Não se pode discutir e nem tratar essa problemática de forma setorizada”.

O encontro, que terá dois dias (10 e 11.10) de duração, prossegue com palestras e debates com a representação da Seduc, da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, representada pelo deputado Emanuel Pinheiro; Defensoria Pública, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros; e Conselho Estadual de Educação (CEE).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet