Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Judiciário apoia projeto de qualificação de menores

O Poder Judiciário de Mato Grosso participou na manhã desta quarta-feira (19 de outubro), no Shopping Goiabeiras, em Cuiabá, do lançamento oficial do projeto Nova Voz, que beneficiará 60 crianças carentes da região do entorno da Arena Pantanal e 90 policias militares do 10º Batalhão da PM. O grupo terá aulas de inglês, espanhol e italiano. A intenção é que todos tenham condições de atuar durante a Copa do Mundo de Futebol, em 2014. As aulas iniciam no dia 24 deste mês na sede do batalhão e terão duração de três anos.


O termo de parceria foi assinado pela coordenadora do programa Justiça Comunitária, juíza Ana Cristina Silva Mendes. “Estamos combatendo a miséria cultural e a miséria educacional. Vivemos a globalização e, por isso, precisamos adquirir conhecimento e esta é uma grande oportunidade para estes meninos e policias que participam do projeto Nova Voz“, sustentou a magistrada. O projeto foi idealizado pelo comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Alexandre Corrêa Mendes, e conta com apoio do Shopping Goiabeiras, que sediou a assinatura do termo.

As famílias dos 60 adolescentes com idade entre 13 e 14 anos também participaram da cerimônia de lançamento realizada hoje. O pintor Antônio Santos Amorim tem dois filho e aposta na oportunidade que o mais velho deles terá. “Nunca tive a chance de aprender outra língua. Um dos meus filhos terá essa chance e sei que vai conseguir aproveitar. Vai ajudar a própria família, pois ele vai crescer muito como pessoa“, disse Antônio. O filho dele, Alisson Santos Amorim, de 13 anos, acredita que não será fácil aprender outra língua, mas promete se dedicar. “Vou ter que estudar, mas sei que consigo e vou aprender muito. Quem sabe consigo assistir a um jogo da Copa aqui”, assinalou.

Todos os alunos de escolas públicas da região da Arena Pantanal passaram por um teste de seleção e os pais tiveram que preencher um termo de compromisso. A Secopa, responsável pela organização da Copa do Mundo em Mato Grosso, já acenou a possibilidade de o grupo atuar como guia bilíngüe durante o evento.

Para Taylla Cristina Lima da Silva e Fernando Alves Trindade, ambos com 14 anos, será uma grande oportunidade para eles. “Sei que o conhecimento que teremos poderá ser aproveitado de outras formas também. O mercado de trabalho nos exige esse conhecimento hoje em dia”, afirmou Taylla. “Se decidir estudar fora, sei que isso vai me ajudar. Será um diferencial”, complementou Fernando.

O Poder Judiciário de Mato Grosso atua no projeto via programa Justiça Comunitária, responsável pela seleção dos candidatos e palestras, além de ceder assistentes sociais e psicólogos para acompanhar as famílias dos alunos e também dos policias. O projeto Nova Voz é desenvolvido pelo 10º Batalhão da Polícia Militar, que fica na região do bairro Jardim Cuiabá e será responsável pelo policiamento da região da arena.

O comandante do batalhão, tenente-coronel Alexandre Mendes, lembrou que este será um grande legado à sociedade, que será deixado com o apoio da Justiça Estadual. “Sabemos que o conhecimento proporciona grande vitórias e sabemos também que nosso objetivo central é melhorarmos nossa representatividade na Copa do Mundo. O ganho maior desse projeto virá ao longo da vida destes participantes, pois terão oportunidade de crescer com o conhecimento de outra língua", asseverou o comandante, cuja opinião foi fortalecida pelo comandante-geral da PM em Mato Grosso, coronel Osmar Lino de Farias.

O shopping auxiliará com o fornecimento de uniformes, material didático como livros e apostilas, aparelho de TV e DVD e o pagamento de professores. Para o superintendente do shopping, Sérgio Chiarini Fernandes, o investimento é pequeno diante dos ganhos sociais. “Fica ínfimo o que vamos gastar no projeto, já que haverá um grande ganho para toda a sociedade“, enfatizou o superintendente.

Italiano - No decorrer dos preparativos para o início das aulas, o projeto também angariou o ensino de mais uma língua. O ensino do italiano será promovido pelo Instituto Michelangelo. “Cerca de 30 policias militares também aprenderão esta língua facilitando a comunicação com os turistas que estarão em nosso Estado durante o evento. Apostamos no projeto que tem parcerias fortes e defendemos a importância desta língua dentro da comunidade mundial”, disse a vice-cônsul da Itália em Mato Grosso, Carmelinda Ferrante, que apoia o projeto. O aspirante da PM Marcos Freitas nunca pensou em aprender a língua, mas não perdeu a oportunidade. “É uma via diferente de aprendizagem. É um idioma bastante falado e necessário. Para meu crescimento profissional também deverá ser importante“, opinou.

Além do aprendizado da língua estrangeira, os adolescentes terão atividades como capacitação em primeiros socorros, relações interpessoais, conhecimentos de locais turísticos de nossa região, dentre outros que poderão surgir durante o período do curso. A formatura ocorrerá nos meses que antecedem a Copa de 2014.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet