Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Aulas de violão melhoram desempenho de alunos da escola Padre Firmo

O programa “De Cara Limpa Contra as Drogas”, da Polícia Judiciária Civil, vem promovendo várias atividades preventivas no combate ao uso de drogas em 11 escolas da rede municipal e estadual da região do Pedra 90, em Cuiabá. Uma delas é a oficina de música, que acontece todas às tardes de sábado, na Escola Estadual Padre Firmo Pinto Duarte Filho, no bairro Distrito Industrial, onde um grupo de 16 alunos, divididos em duas turmas, participam de aulas de violão, ministrada pelo aluno da Academia da Polícia Judiciária Civil (Acadepol), Renato Castro.


De acordo com o acadêmico Renato Castro, as aulas de violão objetivam incentivar e disciplinar os alunos. “Esse projeto De Cara Limpa Contra as Drogas através da oficina de violão tem sido de muito valia na vida dessas crianças, pois tiram eles do comodismo”, ressaltou.

Renato Castro também destacou a importância da Polícia Civil em continuar a levar o programa “De Cara Limpa Contra as Drogas” às escolas. “O projeto De Cara Limpa Contra as Drogas foi uma iniciativa de suma importância, pois além de levar à discussão nas escolas um assunto sério como as drogas, ajudamos a prevenir essas crianças e formar cidadãos de bem”, frisou.

Para o aluno do 4º ano, Hendel Dérik Santos Santana, de 9 anos, as aulas de violão tem melhorado o seu desempenho em sala de aula. “Achei muito interessante a escola participar desse projeto do De Cara Limpa Contra as Drogas, que trouxe para nós as aulas de violão. Por causa da música passei a gostar mais de estudar, pois ficou mais fácil aprender as matérias”, disse.

A aluna do 8º ano, Aline Alves, 13, que também tem se dedicado bastante às aulas de violão, disse que o programa está ajudando a melhorar a vidas de muitos alunos da escola Padre Firmo. “Devido às palestras sobre prevenção contra as drogas os alunos aqui da escola passaram a ser mais participativos. Percebemos o quanto a droga faz mal para a vida”, revelou. “Sei que muitas crianças que estão aqui participando das aulas de violão estão mais felizes, por estarem aprendendo a tocar violão do que ficar na rua fazendo coisa errada”, completou a aluna.

Só neste ano, o programa “De Cara Limpa Contra as Drogas” já atingiu cerca de 1.650 alunos de escolas da rede Municipal e Estadual. O projeto busca prevenir o uso e combater o tráfico de drogas, conscientizando crianças, adolescentes, jovens e a sociedade sobre os prejuízos irreparáveis do uso de drogas.

O professor Renato disse que pretende continuar o trabalho voluntário no programa após o término da academia de policia. “Se a equipe do De Cara Limpa Contra as Drogas me permitir, ainda pretendo continuar a trabalhar no projeto, tocando violão para essa criançada”, observou.

Cinco violões pertencem à escola e três foram doados pela Rede Cemat ao programa De Cara Limpa Contra as Drogas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet