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Sexta-feira, 19 de julho de 2024

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Seduc fortalece alfabetização de crianças até 08 anos

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está fortalecendo a alfabetização das crianças mato-grossenses até os oito anos de idade. Nesta segunda-feira (14), data nacional pela alfabetização, a Coordenadoria vai enfatizar junto às escolas da rede estadual que ofertam o 1º Ciclo de Formação Humana (para crianças de 06 a 08 anos) a necessidade de continuidade e fortalecimento dos projetos já implementados pela Secretaria.


Entre as ações destacam-se a política estadual de formação inicial e continuada dos educadores, acompanhamento de todas as 34.962 crianças que cursam o 1º ciclo nas escolas da zona urbana, divulgação das orientações curriculares sobre o trabalho que deve ser desenvolvido nas unidades de ensino, e formação dos professores articuladores.

Segundo a coordenadora de Ensino Fundamental da Seduc, Criseida Zambotto de Lima, além do fortalecimento das ações da Secretaria é necessário que haja uma grande mobilização em toda a sociedade pela alfabetização das crianças. “Não basta a Seduc, e as secretarias municipais criarem ações e se esforçarem nesse sentido se a sociedade não se mobilizar em prol da causa”, disse.

A coordenadora lembra que alfabetizar os alunos até os oito anos são metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação (PEE), que será reavaliado pela sociedade mato-grossense entre os dias 15 a 18 deste mês, e no Plano Nacional de Educação (PNE) que está em análise para aprovação no Congresso Nacional. Os dois planos possuem prazo de 10 anos para cumprimentos das metas.

Exemplos

Dentro do esforço da educação estadual pela alfabetização, boa parte das unidades de ensino tem registrado experiências positivas. Um dos exemplos é a Escola Estadual Emanuel Pinheiro, localizada no município de Tangará da Serra.

Conforme relatos dos servidores da unidade, todos os alunos que frequentam as aulas da 3º fase do 1º ciclo (08 anos) sabem ler e escrever e fazem o uso social dessas habilidades. O 1º ciclo (1ª , 2ª e 3ª) da escola também não possui nenhum caso de defasagem ano/idade. Ou seja, todas as turmas possuem alunos que possuem a mesma idade.

Para garantir a eficiência na aprendizagem das crianças, a professora da Emanuel Pinheiro, Maria Lenice Lima de Freitas, destaca que os profissionais da escola trabalham com metodologias de ensino que trazem ações do dia a dia para as salas de aula. “Trabalhamos com leitura e construção de textos sobre assuntos do cotidiano dos alunos”, contou.

“Para isso utilizamos ferramentas como jogos de computador, acesso a internet, utilização de pequenos recursos financeiros para utilização em aquisição de produtos no mercado simbólico que montamos na escola, fichas e cantinho da leitura, teatro, música, entre outros”, enumerou.

Maria Lenice conta ainda que todos os alunos do 1º ciclo tem por hábito lerem dois livros infantis por semana, na biblioteca da escola. Ela conta que os alunos que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem participam no contraturno das aulas de articulação. “Também temos dois alunos portadores de deficiências que freqüentam as atividades da sala de recursos multifuncionais e isso contribui para que eles acompanhem o restante da turma”, finalizou. As informações são da assessoria de imprensa.
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