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Sexta-feira, 19 de julho de 2024

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Programa de Educação para jovens e adultos DE MT busca visibilidade nas discussões da Conapee

A implementação de políticas de formação inicial e continuada específicas para os profissionais da educação que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a garantia de vagas no Ensino Fundamental, para atendimento...

A implementação de políticas de formação inicial e continuada específicas para os profissionais da educação que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a garantia de vagas no Ensino Fundamental, para atendimento dos alunos egressos do programa Brasil Alfabetizado são propostas que serão debatidas durante a Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação (Conapee). O evento ocorrerá a partir de hoje (15) até 18 deste mês, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.


Essas temáticas são bandeiras dos trabalhadores e atendidos pela EJA e devem ser debatidas no evento com a possibilidade de inclusão nas metas do Plano Estadual de Educação (PEE), para os próximos 10 anos. De acordo com a coordenadora de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Maria Luzenira Brás, os representantes da EJA na Conapee irão atuar em conjunto com o intuito de dar mais visibilidade a essa modalidade de ensino no texto do novo Plano que será aprovado.

Ela conta que a formação específica para os profissionais da EJA é fundamental por se tratar de um modelo educacional diferenciado. “O Estado já realiza por meio de seus 15 Centros de Formação e Atualização dos Professores (Cefapros) atividades formativas voltadas aos educadores de um modo geral. Mas a EJA possui espaços e metodologias educacionais diferenciadas, pensadas para a realidade daquelas pessoas que deixaram de estudar e retornaram, depois, para as salas de aula. Essa modalidade é bastante utilizada na educação quilombola e do campo, o que reforça o caráter diferenciado, e por isso necessitamos de formação específica”, afirmou.

Sobre a necessidade de garantir a continuação dos estudos dos alunos oriundos do Brasil Alfabetizado, Maria Luzenira ressalta que essa responsabilidade legal cabe aos municípios, mas não está sendo assegurada para todos. “O Jovem e o Adulto que foi alfabetizado pelo programa, em Mato Grosso, e deseja continuar os estudos devem ingressar nas turmas de 1º segmento (1º e 2º ano equivalente à antiga 1ª a 4ª série) da EJA. Entretanto, faltam vagas porque os municípios priorizam o ensino regular. Algumas escolas estaduais fazem esse atendimento, mas não é suficiente”, contou.

Atendimento

Atualmente 100.798 alunos cursam a EJA em Mato Grosso. Desse total, 53.390 cursam o ensino fundamental (1º e 2º segmento) e 47.408 estão no Ensino Médio. O gerente da Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Alexandre Fagundes Cesário informa que esses alunos estão distribuídos em 271 turmas, dispostas em “Escolas de ensino regular, e em 24 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) específicos para a modalidade de ensino”.

Por sua vez, o Brasil Alfabetizado atendeu entre os anos de 2004 e 2010, 83.120 pessoas. Esse montante representa uma redução de mais de 40% do total de 200 mil analfabetos no Estado apontados pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) no ano 2000.

Em 2011, 16.024 estudantes com idades superiores a 15 anos de 100 municípios do Estado estão sendo alfabetizados pelo programa. Para 2012, a meta de Mato Grosso é alfabetizar 30 mil pessoas.
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