Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

ENSINO SUPERIOR

Bancada tentará emancipação do campus de Rondonópolis da UFMT

A bancada federal de Mato Grosso vai fazer pressão política sobre o Ministério da Educação para tentar a emancipação do campus da Universidade Federal de Rondonópolis. Por sugestão do deputado federal Nilson Leitão (PSDB), o tema vai ser tratado nesta quarta-feira (23/11) quando o ministro Fernando Haddad participará de audiência pública na Comissão de Fiscaização Financeira e Controle da Câmara.


A emancipação do campus, aliás, já vem sendo tratada há pelo menos dois anos pelo corpo docente da Federal, que têm se reunido com alguns parlamentares, entre eles Valtenir Pereira (PSB) e Wellington Fagundes. Aliás, a tese da emancipação ganhou força na última semana quando Valtenir esteve em Rondonópolis participando de um curso de formação política, ocasião em que se reuniu com professores e funcionários do campus. 

Reunido com a bancada em Brasília, o vice-reitor da UFMT, Francisco José Dutra Souto, lembra que a criação do campus da UFMT em Várzea Grande, anunciada mês passado, só ocorreu em virtude de pressão política exercida pela bancada junto ao governo.

"Tudo acontece por meio de interesses. Neste caso, estamos pedindo o empenho dos deputados e senadores para exercerem pressão sobre o governo. Contamos também com o governador Silval Barbosa para conquistarmos a emancipação", destacou.

Segundo o vice-reitor, também há projetos para construção de salas de aula, laboratórios, um anfiteatro e também um museu. Ele argumentou que a UFMT é a única instituição federal em Mato Grosso e que há uma demanda crescente no Estado por ensino superior.

"A UFMT atende hoje a cerca de 1% da população do Estado. Há um crescimento grande nesta demanda. Se tivermos mais uma universidade federal aumetará a nossa pressão política por recursos federais, pois teremos dois reitores", argumenta.

Atualizada às 18h27
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet