Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Balde de água fria

Criação da Universidade Federal de Rondonópolis é descartada por MEC

23 Nov 2011 - 17:00

De Brasília - Vinícius Tavares/ De Rondonópolis - Débora Siqueira

Foto: Reprodução

Criação da Universidade Federal de Rondonópolis é descartada por MEC
O ministro da Educação Fernando Haddad disse que não está nos planos do MEC o desmembramento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) criando a Universidade Federal Rondonópolis (UFR).


O anúncio foi feito durante reunião com o governador Silval Barbosa, reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, e a bancada federal na sala da Comissão de Fiscalização, Financiamento e Controle da Câmara dos Deputados, na tarde desta quarta-feira (23).

O ministro Haddad disse que o MEC adota a política de fortalecimento das instituições de ensino superior e descarta qualquer tentativa de desmembramento de universidades federais.

Pré-candidato a prefeitura de São Paulo pelo PT, Haddad disse que prefere uma universidade fortalecida a duas enfraquecidas. “Existem universidades que sequer deveriam ser desmembradas. Entendemos que a UFMT precisa de incremento de recursos para o fortalecimento", ressalta.

A baixa densidade populacional do Estado também influenciou na decisão do ministro. ”Quantos milhões de habitantes existem em Mato Grosso? 3 milhões? É pouco. Não é recomendável, pois não há tanta demanda que justifique”, classificou o ministro.

O ministro jogou um balde de água fria não só aos docentes e estudantes de Rondonópolis, mas também em Sinop. O deputado federal Nilson Leitão (PSDB), que presidiu a reunião, defende a bandeira da criação da Universidade Federal do Nortão. Leitão tem base política em Sinop.

O deputado federal Wellington Fagundes (PR) e o governador Silval Barbosa (PMDB) aplaudiram a honestidade do ministro em não alimentar falsas expectativas no corpo docente e alunos de Rondonópolis. “É um sonho alimentado há muito tempo”, disse o parlamentar. "O ministro foi honesto", completou Silval.

Na sexta-feira (18) houve uma audiência na UFMT, campus de Rondonópolis, para discutir a criação da UFR. Diversos parlamentares estaduais e federais participaram.
“A criação da universidade federal em Rondonópolis poderia ser indutor do desenvolvimento regional, a partir da geração de conhecimento”, avaliou o deputado federal Valtenir Pereira (PSB).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet