Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Mais de 3,6 mil alunos de escola pública perderam inscrição da Fuvest

6 comentáriosUm total de 3.658 estudantes dos segundo e terceiro anos do ensino médio da rede pública de ensino de São Paulo perderam o direito de fazer o vestibular da Fuvest neste domingo (27) com a taxa de inscrição gratuita e de ganhar bônus de até 15% em relação aos demais candidatos. Outros 17.358 estudantes farão a prova nestas condições.


Estes estudantes integram o Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp) e deixaram de inscrever para o vestibular da Fuvest, no período aberto a todos os demais candidatos, por isso não vão poder fazer a prova. Eles estavam aptos pois já haviam preenchido o cadastro eletrônico e enviado documento e foto exigidos à reitoria de graduação. A etapa final era a inscrição obrigatória na Fuvest.

"Muitos devem ter pensado que estando inscritos no Pasusp automaticamente estariam incluídos na prova da Fuvest, mas foram alertados de que não seria assim", diz o professor do Instituto de Química e assessor da pró-reitoria de graduação da USP, Mauro Bertotti. Para ele, a explicação é simples: desinformação. "Eles não entenderam o processo, embora tenha sido muito bem explicado. Receberam e-mail e a informação estava no site. Agora eles não poderão fazer a prova nem pagando a taxa, infelizmente."

O Pasusp prevê aproximar o aluno da rede pública da USP por meio de bonificações. Até o ano passado, existia uma avaliação distinta para este público que participava do programa, porém a partir deste ano, a prova é o vestibular da Fuvest. Somente os alunos que concluíram o ensino fundamental e cursam o ensino médio em escola pública podem participar do Pasusp e têm o direito de fazer o vestibular de graça. A taxa é financiada pela Secretaria Estadual de Educação.

O estudante do segundo ano pode ganhar bônus de até 5%, e o de terceiro 10%. Estes índices equivalem aos tetos máximos de pontuação. De acordo com Bertotti para o aluno do segundo ano garantir o bônus total de 5% basta ter um desempenho razoável. "Sabemos que para este aluno a prova é muito pesada, então ele não precisa tirar uma nota muito alta."

Bônus
Excepcionalmente neste ano, os candidatos do terceiro ano competem pelo direito ao bônus total de 15%. Se não fosse assim eles seriam prejudicados, segundo Bertotti, já que a participação dos alunos do segundo ano passou a valer neste ano e os concluintes perderiam a chance de acumular os bônus de 5%.

Em 2009, 117 alunos entraram na USP pelo Pasusp. Em 2010, o número aumentou para 260, e neste ano para 425. Dos 17.358 estudantes aptos a fazer a prova pelo programa neste ano, 4.779 são do segundo ano, e 12.570 do terceiro. Os alunos do segundo ano, participam do Pasusp para acumular o bônus, mas assim como os treineiros, como não concluíram o ensino médio, não concorrem às vagas da universidade.

A USP ainda prevê bônus de até 8% para estudantes que fizeram o ensino fundamental na rede particular, mas o ensino médio na rede pública, e ainda, para os alunos que já concluíram o ensino médio em escola pública e não estão estudando mais.

A primeira fase do vestibular da Fuvest será aplicada neste domingo (27). São 61 locais na Grande São Paulo e 53 no Interior do Estado de São Paulo, totalizando 114 pontos. Há mais de 146 mil candidatos inscritos. A segunda fase vai de 8 a 10 de janeiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet