Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

anulação

Fuvest anula questão de matemática da primeira fase do vestibular

A Fuvest anunciou nesta sexta-feira (2) a anulação de uma questão de matemática da primeira fase do vestibular aplicado no dia 27 de novembro. Foi anulada a questão 62, do caderno de provas "V", e suas correpondentes...

A Fuvest anunciou nesta sexta-feira (2) a anulação de uma questão de matemática da primeira fase do vestibular aplicado no dia 27 de novembro. Foi anulada a questão 62, do caderno de provas "V", e suas correpondentes nos demais cadernos (K-05, Q-37, X-73 e Z-51) (veja a pergunta anulada ao lado). A prova de primeira fase vai considerar, portanto, 89 questões. A lista dos convocados para a segunda fase será anunciada no dia 19 de dezembro.


No domingo (27), logo após a prova, o G1 ouviu professores de cursinhos que viram problemas na questão 62 de matemática da prova “V”. Carlos Seno, professor de matemática do cursinho Objetivo, diz que a questão 62 envolvia um exercício que não tem uma alternativa correta se o enunciado for levado com rigor.

Diz o enunciado: “Em um plano, é dado um polígono convexo de seis lados, cujas medidas dos ângulos internos, dispostas em ordem crescente, formam uma progressão aritmética. A medida do maior ângulo é igual a 11 vezes a medida do menor. A soma das medidas dos quatro menores ângulos internos desse polígono, em graus, é igual a: a) 315; b) 320; c) 325; d) 330; e) 335. A Fuvest considerou como correta a alternativa “b”.

“A primeira linha fala que o polígono é convexo. Se calculasse chegaria a um polígono que não é convexo contrariando o enunciado”, disse o professor Seno durante o chat ao vivo promovido pelo G1.

Glenn Van Amson, professor de matemática do Anglo, também aponta erro na questão número 62 da prova V, sobre geometria plana. Para ele, há um grave erro conceitual no enunciado e não há como a banca considerar o exercício. “Não existe polígono nas condições em que é apresentado e fica sem nexo. Não há resultado.” Amson defende que a questão seja cancelada para que não haja prejuízo aos candidatos.

A Fuvest também analisou questões de física e português contestadas por professores de cursinhos, mas não anulou nenhuma questão. Duas questões de física também foram apontadas como problemáticas pelo professor José Carlos Garcia, do Objetivo. Segundo ele, a questão 81 apresenta uma fórmula errada ao candidato. “Se o candidato usar a fórmula apresentada pelo enunciado ele chegará à resposta oferecida por uma das alternativas, o problema é que a grandeza física está errada”, avalia Garcia. O gabarito oficial considera como correta a alternativa “d”.

A questão 89, por outro lado, tem duas alternativas corretas: “a” e “e”. “O enunciado dá margem a duas alternativas que estão na prova”, diz o professor do Objetivo. O gabarito oficial dá como correta a altenativa “a”. “A Fuvest tem soberania para reconhecer o problema”, diz Garcia. Na avaliação dele, a Fuvest poderia anular a questão ou aceitar as duas respostas como corretas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet