Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Unemat fortalece programas de pós-graduação

Em 2011, a Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat) teve dois novos programas de pós-graduação aprovados pela Capes: mestrado em Genética e Melhoramento Vegetal e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia, este possibilitado por meio da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede Bionorte).


A implementação de novos cursos permite a interiorização da pós-graduação em área de fronteira no País, em que há carência no desenvolvimento de sistema de inovação adequado às suas especificidades.

O mestrado em Genética e Melhoramento Vegetal foi aprovado pela Capes com Conceito 4 e congrega pesquisadores dos campi da Unemat em Cáceres, Tangará da Serra e Alta Floresta.

“O sucesso dessa proposta foi possibilitado pela união dos pesquisadores, que produzem em conjunto e apresentam currículo com qualidade para aprovação de um programa já bem conceituado”, pontuou a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Áurea Regina Inácio.

Já o doutorado oferecido em Rede possibilitará a qualificação de 100 profissionais, em áreas relevantes para a biodiversidade, biotecnologia e áreas afins.

A Rede Bionorte, criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tem por objetivo integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação e formação de doutores, visando gerar conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“O doutorado Bionorte é um esforço interinstitucional de pesquisadores da região Norte, incluindo a participação da Unemat, que passa a contar com a oferta do seu primeiro doutorado, mesmo que em Rede”, explicou.

Pós-graduação - A Universidade já oferece outros seis programas de pós-graduação, com mestrados institucionais nas áreas de Ambiente e Sistema de Produção Agrícola, Ciências Ambientais, Ecologia e Conservação, Estudos Literários, Educação e Linguística e 24 cursos de pós-graduação lato sensu.

A Unemat tem como desafios para os próximos anos, consolidar os cursos de mestrado institucional, elevando-os para o conceito 4 na avaliação da Capes e implantar novos cursos de doutorado institucional, prioritariamente em Meio Ambiente e Letras, áreas em que já oferta programas de mestrado.

O investimento na qualificação docente é uma prioridade institucional, frente às metas estabelecidas no Plano Nacional de Pós-Graduação, para o período de 2011 a 2020. Para tanto, há incentivo para o afastamento de professores para programas de mestrado e doutorado recomendados pela Capes e para novos cursos de doutorado interinstitucional (Dinter), com apoio da Fapemat.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet