Há uma semana técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizam a pré-inscrição de crianças, jovens e adultos em duas escolas criadas no município de Várzea Grande para atender a demanda de estudantes dos residenciais Solaris Tarumã, "Júlio Domingos" e José Carlos Guimarães. As unidades atenderão moradores das 1.800 casas, em todas as modalidades da Educação Básica.
As duas escolas, denominadas Escola Estadual Dante Martins de Oliveria e Escola Estadual José Garcia Neto, estão instaladas dentro de dois dos novos residenciais entregues pelo Programa Habitacional, Minha Casa, Minha Vida. As famílias oriundas de diferentes regiões da cidade tinham os filhos matriculados em colégios distantes do núcleo habitacional.
É importante que a escola aqui evitará gasto com condução e até mesmo desistência, argumenta a moradora Fernanda Fátima Scarpelline. Com três filhos inscritos na escola, ela quer evitar que aconteça com eles o que vivenciou quando se mudou para o bairro Industriário, em Cuiabá, em 1997. Estudava na Escola do Pascoal Ramos, e íamos a pé, pois a condução era precária. Corríamos todo tipo de risco, relata.
Há um ano, quando teve inicio a ocupação das casas, os estudantes tiveram problemas com a locomoção para as antigas escolas. Numa parceria entre a Seduc-MT, construtora e moradores de bairro, ficou acordado a construção das duas novas unidades provisórias, até que se realize a licitação para construção das unidades definitivas, para as quais a Seduc já dispõe de recurso financeiro. Até lá, os alunos serão atendidos nessas salas provisórias, em alvenaria, que estão sendo montadas.
Para o presidente do bairro, Sebastião Pereira de Oliveira, a situação estava insustentável. Muitos estudantes deixaram de ir à aula, estavam tendo problemas com o ônibus e a distância. Agora com a escola dentro do residencial, Oliveira acredita que muitas pessoas, inclusive adultos, voltarão a estudar. A escola nasce com a comunidade.
Quando a escola é planejada para atender a demanda, soluciona um impasse comum na Educação Pública. Normalmente quando há um crescimento demográfico nas regiões do Estado, a demanda localizada suplanta a oferta, trazendo um transtorno para as famílias, bem como para a Educação. Hoje com essas iniciativas muitos problemas são resolvidos , destaca a superintendente de Gestão Escolar, Catarina Cortez.
A moradora do residencial Solaris Tarumã, Sueli Cavalcanti de Oliveira, comemora. A escola no residencial garantirá a retomado dos estudos. Eu e meu filho de 17 anos estávamos fora da escola. Fiz a minha inscrição e de quatro (17, 13,12 e oito anos) dos meus seis filhos. Ela aguarda a criação da creche para atender os dois menores de cinco anos.
A previsão é de que mais oito unidades escolares sejam criadas nas regiões de Sinop, Cuiabá e Várzea Grande, para atender a demanda do Estado. Enquanto o projeto está em fase de elaboração, salas móveis são montadas para atender provisoriamente os estudantes desses municípios.