Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

analfabetismo

Governo mobiliza sociedade na luta contra o analfabetismo

Em 2012, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai promover uma grande mobilização para reduzir o índice de analfabetismo. Com a formação de...

Em 2012, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai promover uma grande mobilização para reduzir o índice de analfabetismo. Com a formação de turmas do Programa Brasil Alfabetizados (PBA), estima-se alfabetizar 30 mil das 260 mil pessoas registradas como analfabetas em Mato Grosso no Censo Populacional de 2010. Para desenvolver a ação, a Seduc mobilizará parcerias com municípios, sociedade civil organizada e iniciativa privada.


A convocação estadual pede a todas as pessoas que conheçam alguém não alfabetizado a indicar o programa e a forma de participar. Igrejas, lideranças de bairros, Assessoria Pedagógica do município, ou até mesmo alguma escola podem ser os contatos. “Cada pessoa é um agente em prol da redução do analfabetismo no Estado”, acredita a professora Márcia Leonora Dudeque, responsável pelo Programa na Seduc.

Todas as pessoas que tenham concluído o Ensino Médio podem se candidatar a vaga de professores alfabetizador ou até mesmo coordenador do Programa. O professor alfabetizador receberá uma bolsa de R$ 250,00/mês para lecionar para uma sala com no mínimo 15 alfabetizandos (área urbana) e turma de 7 a 10 na área rural. A bolsa paga ao coordenador será de R$ 500,00/mês, para coordenar no mínimo 7 turmas.

A Seduc programa uma capacitação em parceria com uma instituição privada para todos os participantes no mês de abril e maio. O treinamento orientará, por meio de oficinas pedagógicas, o trabalho desenvolvido em sala durante os oito meses de duração do PBA.

Para outras informações procure as Assessorias Pedagógicas do município, ou entre em contato com o setor de Educação de Jovens e Adultos pelo telefone (65) 3613-6325 ou 6447.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet