Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Tablets inovam recursos didáticos do Senai-MT

Lembrado como símbolo atual de inovação tecnológica e como objeto de desejo de muitos consumidores, o tablet começa a alcançar outros adjetivos no mundo moderno. Antes usado principalmente como ferramenta de comunicação e de trabalho, agora passa também a valer-se como instrumento pedagógico na educação. Instituições de ensino do país iniciam a implantação do equipamento como recurso didático, e em Mato Grosso não é diferente. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) será pioneiro na iniciativa e, a partir de abril, utilizará tablets para aprimorar o processo ensino/aprendizagem em sala de aula.


"Estamos ansiosos com a perspectiva da transformação que o uso de tablet irá gerar nas salas de aula, até porque sabemos da expectativa que os estudantes alimentam quanto a uma proposta pedagógica mais moderna e antenada às tendências tecnológicas, e porque reconhecemos como os docentes sentem-se um pouco apreensivos quanto ao domínio da tecnologia. Sabemos que é uma quebra de paradigmas, que é um passo audacioso e que temos muitos desafios pela frente. Mas, na educação, revolucionar é sempre necessário", destaca o diretor do Senai-MT, Gilberto Figueiredo.

Ele explica que, primeiramente, o tablet será utilizado na Faculdade de Tecnologia (Fatec) Senai-Cuiabá, nos três cursos oferecidos pela instituição: Agroindústria, Laticínios e Processamento de Carnes. Alunos, docentes, gerentes, coordenadores de área e coordenadores pedagógicos irão receber o equipamento, que será de uso individual e cedido para ficar em tempo integral, podendo ser usado tanto na escola como em casa. Além disso, o diretor explica que, antes da implantação do método de ensino, todos serão capacitados pelo Senai-MT para a nova orientação pedagógica.

Gilberto Figueiredo destaca que o equipamento praticamente irá substituir o uso de apostilas impressas em sala de aula, uma vez que o tablet conterá todo material didático do curso, e será equipado com ferramentas do Google Apps for Education (serviço que permite o compartilhamento de dados simplificado via internet, controle informações para acesso ao público interno ou externo, além pacote com email, agenda, comunicador instatâneo, documentos, ferramentas de pesquisa e blogs que podem ser usados de forma individual e/ou coletiva). Outro diferencial será a biblioteca virtual com aproximadamente 1.800 ebooks (títulos).

"Uma das nossas preocupações é que o uso da tecnologia esteja totalmente alinhado com a proposta pedagógica e o compromisso com a qualidade de ensino da instituição. Por isso, esse processo de adaptação requer capacitação de empregados e estudantes, e uma transformação planejada em busca da convergência do conhecimento e da interatividade que a ferramenta proporciona. Não faremos apenas uma entrega física do tablet, mas buscamos aprimorar o ensino/aprendizagem com aulas mais interativas, nas quais sejam aproveitados os recursos tecnológicos, como a leitura de livros eletrônicos, visualização de arquivos multimídia, entre outros aplicativos destinados ao ambiente pedagógico".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet