Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Nova Chance

Nova Chance tem 1.600 estudantes matriculados em 2012

Cerca de 100 estudantes participaram nesta segunda-feira (26.02) da aula inaugural do ano letivo 2012 da Escola Estadual Nova Chance.

Cerca de 100 estudantes participaram nesta segunda-feira (26.02) da aula inaugural do ano letivo 2012 da Escola Estadual Nova Chance. O evento ocorreu na Penitenciária Central do Estado (PCE), localizada no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá. Esse ano, 120 alunos em privação de liberdade, da PCE, cursarão a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No Estado somam 1.600 matriculados.


A abertura do ano letivo contou com as presenças da diretora e da coordenadora pedagógica da escola, Celma de Lourdes Rotta e Paulyane Leal de Araújo, respectivamente, da secretária-adjunta de Justiça e Direitos Humanos, Vera Araújo, além do diretor da Penitenciária, Pedro Pio, servidores do sistema carcerário da Escola e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Em discurso na solenidade Celma Rotta afirmou que as aulas da EJA serão ofertadas de acordo com as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Ela destacou que à medida que os alunos cumprirem as penas e deixarem a unidade poderão pedir a transferência escolar e se matricularem em outras unidades de ensino para darem continuidade aos estudos. “Os que concluírem a educação básica aqui também poderão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressarem em universidades ou se preferirem, fazer cursos técnicos”, citou.

Ela disse ainda que a Escola Nova Chance está funcionamento devido à vontade dos alunos. “São vocês que fazem a nossa Escola, por isso nunca desanimem. Estudem e ajudem os nossos profissionais a fazerem das nossas salas de aula espaços criativos e de produção de conhecimento”, pediu. Para o diretor Pedro Pio, a criação da Escola há quatro anos contribuiu muito para despertar o interesse dos detentos pela educação.

“Antes ofertávamos o ensino básico, porém quando eles deixavam a unidade o conhecimento adquirido aqui dentro não era validado. Não contava para darem continuidade nos estudos. Com a Escola eles passaram a ter histórico escolar e poderem concluir o ensino básico aqui”, elogiou.

Dentro da perspectiva de mudança de vida por meio dos estudos, o estudante, Joel Uritral da Silva (26), conta que fará o 2º segmento do 2º ano (antigas 7ª e 8ª Séries) da EJA esse ano. “Em 2011 fiz a quinta e sexta (2º segmento 1º ano). Agora quero concluir o ensino fundamental e entrar no Ensino Médio da EJA”, disse.

Joel Silva conta que já cumpriu seis anos de pena e que deverá sair em 2013. “Quando esse dia chegar e não tiver terminado a educação básica aqui pretendo concluir em outra escola depois fazer um curso de qualificação para poder conseguir um trabalho. A oportunidade que estou tendo de estudar na Escola Nova Chance foi um presente de Deus, e tem me ajudado muito e me dado esperança para o futuro”, disse.

Dados


Em 2012, cerca de 1.600 alunos em privação de liberdade cursarão a EJA na Escola Nova Chance. A unidade com sede em Cuiabá possui salas de aula em 27 unidades prisionais de Mato Grosso (presídios, cadeias e penitenciárias). Somente na PCE serão 120 alunos que cursarão tanto a EJA de nível fundamental quanto médio em oito salas de aula que funcionarão nos períodos: diurno e noturno.

O ano letivo da Nova Chance possui a mesma carga horária das demais escolas que ofertam EJA. Sendo 800 horas para cada etapa de estudos. “Os alunos têm dois anos para concluírem o 1º segmento (antigo primário), dois anos para concluírem o 2º segmento (ginásio) e o mesmo período para fazerem o ensino médio”, informou Celma Rotta.

Para garantir a qualidade do ensino ofertado pela unidade de ensino, a Seduc garante a oferta de material pedagógico para os profissionais e para os estudantes. A escola também contará este ano com recursos do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet