Olhar Direto

Segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Notícias | Educação

Inscrições para o PBA devem ser feitas nas AssessoriasPedagógicas e Seduc

Osalfabetizadores interessados em dar aulas no Programa Brasil Alfabetizado (PBA)podem procurar as Assessorias Pedagógicas dos respectivos municípios,Secretarias Municipais de Educação e, aqueles que estão na Capital, na sede daSecretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT). Os participantes do Programacontribuem com a universalização do Ensino Fundamental, promovendo aalfabetização de jovens com 15 anos ou mais.


Cada alfabetizador recebe uma bolsa para o desenvolvimento das atividades,distribuídas em dez horas semanais, no valor de R$ 250, por turma com dez a 15estudantes. Para os coordenadores - que ficam com a função de acompanhar oplanejamento e a execução dos trabalhos de sete turmas - são destinados R$ 500.

Empregando uma didática diferenciada, as aulas do PBA podem acontecer emespaços alternativos, como centros comunitários, salões paroquias, bibliotecascomunitárias, justamente para contemplar a maior gama possível de público.

É condição obrigatória aos interessados a vaga de alfabetizador possuir oEnsino Médio concluído. Com a inscrição deferida o interessado será, então,submetido a uma formação realizada em parceria com a Seduc e a Fundação BBEducar – que irá lhe garantir a metodologia necessária para desempenhar afunção ao longo de oito meses de duração do curso.
O professor voluntário deverá montar a sua turma e viabilizar o espaço para queas aulas aconteçam. Para zona urbana são necessários 15 estudantes para acomposição de uma turma. Para àqueles que residem em zona rural o percentualmínimo é de 7 pessoas.

MárciaDudeque, coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), da SecretariaEstadual de Educação, explica que as turmas podem ser constituídas até o dia 25de março. A previsão do início das aulas é para 26 do mesmo mês. “Nosso país emfranco desenvolvimento temos de ter a consciência de que qualquer pessoa podeajudar, contribuir para mudança desse cenário. O Programa só funciona com aparceria, com o envolvimento de todos”.

Números

Em2011, o PBA atendeu 14.761 pessoas, em um total de 1.310 turmas. Atuaram 1.001alfabetizadores com um total de 223 coordenadores. Desde a implantação doPrograma, no ano de 2004, Mato Grosso já prestou atendimento a 82 mil pessoas.A estimativa é de que existam 230 mil pessoas analfabetas no Estado. Para 2012,a meta é atender a 30 mil pessoas.

Maisinformações sobre o PBA podem ser obtidas pelos telefones 0800.647.6325 ou (65)3613-6325.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet