Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Junto com Taques, senador Cristovam Buarque irá defender mais recurso da União para Unemat

O senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT-DF) será mais um aliado do senador Pedro Taques (PDT-MT) na luta por mais recursos da União para a ampliação e expansão da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Em visita a Cuiabá neste final de semana, Buarque conheceu de perto a realidade da instituição durante reunião com o reitor e pró-reitores e se comprometeu a levantar a discussão sobre mais incentivos da União para universidades estaduais.


O encontro foi articulado pelo senador Pedro Taques, que em audiência pública realizada em Pontes e Lacerda, no dia 3 de março, para debater a ampliação e reforma do campus naquela cidade, disse que agendaria a reunião entre os diretores da Universidade e o senador.

Membro da Comissão de Educação do Senado, Cristovam dará peso à reivindicação feita não somente pela Universidade de Mato Grosso, mas por todas as universidades estaduais do país. Na próxima reunião da Comissão de Educação ele irá indicar uma audiência para discutir o tema e ampliá-lo a nível nacional. "O senador Pedro Taques será convidado especial da Comissão para representar Mato Grosso, já que está nesta luta em seu Estado”, destacou Buarque.

O reitor Adriano Silva levará o resultado do encontro com Cristovam e Taques para o conselho de reitores de universidades estaduais do Brasil. "Há alguns meses este conselho tem como foco a ampliação de recursos do governo federal e a entrada do senador Cristovam Buarque nessa discussão dará um grande reforço. O que queremos é tratamento igualitário do governo federal para o ensino superior”, disse o reitor.

Conforme a pró-reitora de ensino e graduação, Ana de Direnzo, as universidade federais ficam com 95% do recurso destinado ao ensino superior. A pró-reitora de pesquisa e pós-graduação também reclama que os programas de formação continuada e investimentos às pesquisas não dão muitas chances para os professores das universidades estaduais

Já o vice-reitor, Dionei José da Silva, lembrou que a Unemat tem hoje aproximadamente de 16 mil alunos, em 30 cursos e 11 campus diferentes, daí a necessidade do governo federal também privilegiar as estaduais, já que o ensino superior é de responsabilidade da União.

O senador Cristovam Buarque fez críticas ao modelo de gestão do ensino superior. Para ele, o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) não fez a reestruturação prometida, mas apenas ampliou e reformou, fisicamente, as universidades. "O governo federal errou em não investir mais nas estaduais ou em comprar vagas nas particulares”, opinou o senador do Distrito Federal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet