Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Cursos do Pronatec iniciam com grande aceitação dos trabalhadores

Natália Souza dos Santos, de 48 anos, teve que voltar esta semana para a sala de aula. Ela está desempregada e ao dar entrada no Seguro-Desemprego soube que teria de participar de um dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para ter acesso ao benefício. “Na hora eu fui pega de surpresa, mas depois eu pensei e vi que o curso de Logística seria uma grande oportunidade, pois penso em unir os meus conhecimentos como cozinheira com as informações que aprenderei para montar meu próprio negócio”, disse Natália


Para Ari Marques de Souza o curso do Pronatec será uma grande oportunidade de aprender um pouco mais sobre a área administrativa e assim reunir sua experiência profissional com o conhecimento técnico aprendido. “Trabalhava como conferente administrativo e a expedição de cargas, por isso fiquei feliz em poder participar de um curso que irá agregar mais valor ao meu currículo”, afirmou Ari.

O jovem Zico da Silva teve que optar em fazer a faculdade de Educação Física ou viajar constantemente para dirigir caminhões e carretas. Como optou em estudar ficou desempregado e agora participa do curso de Bombeiro Civil, oferecido pelo Pronatec. “Optei em participar deste curso para poder ter outras opções de emprego como, por exemplo, dirigir uma ambulância. Encarei a obrigatoriedade de participar do curso de forma muito positiva, pois vejo a qualificação como uma oportunidade de melhoria de vida”, destacou Zico.

Tanto Natália, como Ari e Zico fazem parte das primeiras turmas de capacitação disponibilizadas pelo Pronatec em Mato Grosso. Os cursos iniciaram nesta segunda-feira (04.06) com uma aula inaugural realizada no prédio do Senai Cuiabá.

O secretário em exercício da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Jean Estevan Oliveira, esteve presente no local para explicar aos alunos um pouco mais sobre o Pronatec. “O dia de hoje representa um marco para a qualificação profissional de nosso Estado, que passa a ofertar cursos de qualificação também para os egressos do Seguro-Desemprego”, salientou o secretário.

EXPANSÃO

Além de Cuiabá, o Pronatec já está em funcionamento em 20 unidades de Sine Municipal existentes no Estado. Nesta semana, o programa será disponibilizado ainda nos municípios de Cáceres e Pontes e Lacerda.

O Pronatec na modalidade trabalhador é desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O programa prevê a oferta de cursos de formação continuada, com horária mínima de 160 horas/aulas para os trabalhadores reincidentes na solicitação do Seguro-Desemprego, nos últimos dez anos.

Os cursos são ofertados nas unidades do Sine, de acordo com o perfil profissional de cada trabalhador. A participação no curso é obrigatória, podendo a recusa injustificada acarretar na suspensão do recebimento do Seguro-Desemprego.

Os cursos do Pronatec são ofertados em regiões metropolitanas ou municípios limítrofes. Se isto não acontecer, não haverá então a obrigatoriedade de participação no programa. As capacitações são ofertadas pelo Sistema Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), Sistema Nacional de Aprendizado Comercial (Senac) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet