Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Sejudh e Seduc promovem exame Supletivo no Sistema Penitenciário

Teve início nesta segunda-feira (05.06) e prossegue até terça-feira (06.06) a realização do Exame Supletivo para as pessoas restritas de liberdade, atendidas nas Penitenciárias e Cadeias Públicas de Mato Grosso.


A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) junto com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) coordenam a ação, considerada um dos principais instrumentos do processo de ressocialização.

Dentre as unidades prisionais da Capital, o maior número de alunos participantes está no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), antigo Carumbé. No local, 240 reeducandos realizam a prova visando concluir o Ensino Fundamental ou Médio, e na Penitenciária Central do Estado (PCE), a prova está sendo aplicada para 120 alunos.

Na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, 42 reeducandas prestam o exame com o intuito de conquistarem novas oportunidades com a formação escolar. A aplicação das provas está a cargo da Escola Nova Chance, da Seduc.

O Secretário Paulo Lessa, da Sejudh, destacou o empenho de todos os servidores para a realização dos exames e parabenizou os reeducandos por se esforçarem na busca de formação.

Ele lembrou que por meio de parceria com a Seduc e também do apoio dos municípios, o Sistema Penitenciário de Mato Grosso alcança quase dois mil alunos em sala de aula. “Em 2011, tivemos 365 reeducandos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enen)”, ressalta Paulo Lessa.

De acordo com o secretário, o reeducando com formação escolar encontra mais oportunidades na vida e muitos já se valeram da oferta de ensino nas unidades penais. “Temos reeducandos em Rondonópolis e Porto dos Gaúchos que concluíram o ensino fundamental e médio no presídio e atualmente são alunos de curso superior”, argumentou Paulo Lessa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet