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Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Gestores do Estado debatem ‘Competência Política e Liderança Técnica’


Focando a “Competência Política e Liderança Técnica” como elementos fundamentais para uma boa gestão escolar, o assessor da Liderança do Governo Federal no Senado e mestre em Educação, professor Carlos Abicalil, destacou na abertura do Encontro de Diretores, nessa segunda-feira (25.06), as necessidades do cargo e as práticas visando o equilíbrio na gestão. O evento promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso até dia 29 de junho.

Tendo em uma das pontas a competência política, com o respeito a consagração dada pela comunidade a esse gestor, ele destacou a importância da participação coletiva na tomada de decisões em busca do sucesso do Projeto Político Pedagógico. Nessa proposta aponta para a necessidade de realização de Assembleias Gerais, fortalecimento do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE) e a presença de pais e familiares na escola. “É preciso ânimo e valorização no processo democrático”.

No quesito Liderança Técnica, ressaltou o fato de todos acreditarem na aposta vitoriosa, com objetivos e metas, para o sucesso do Projeto Político Pedagógico configurado pelo diretor. Os desafios são muitos, entre eles a insatisfação de pais, alunos e professores, as dificuldades de lidar com o ‘Sistema’ e outros. É importante traçar estratégias, ouvir os outros, dividir tarefas, compartilhar conhecimentos e respeitar as diversidades. Esses foram apenas alguns dos pontos apresentados para enfrentar esse desafio pelos próximos dois anos e, quem sabe, por mais dois, caso reeleitos.

Mato Grosso se destaca nacionalmente por ter sido o primeiro Estado do País a implantar a Gestão Democrática, descentralizando recursos e dando autonomia para as escolas. Abicalil foi um dos primeiros eleitos ao cargo de diretor, em 1988, para uma escola em Barra do Garças, há 12 mandatos. A palestra destacando a responsabilidade do cargo eletivo, do respeito aos eleitores e, principalmente, das ações participativas, foram o elementos considerados fundamentais para o sucesso das práticas educativas.
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