Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Provas do segundo dia do vestibular do CTG-UFPE agradam candidatos

Os candidatos a uma vaga na segunda entrada dos cursos de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizaram, nesta segunda-feira (9), o segundo e último dia de provas para tentar ingressar na institutição. Com o índice total de abstenção de 19,2% - o que corresponde a 839 faltosos em relação ao total de 4.363 inscritos - o processo seguiu com tranquilidade nos três locais de prova, todos no campus da UFPE.


Nesta segunda, os feras realizaram as provas de química e física, com 16 questões cada uma. Após a liberação dos candidatos, às 11h, o comentário geral era de uma prova bastante tranquila, tanto que muitas pessoas deixaram os prédios no tempo mínimo de três horas - a prova começou às 8h.

Segundo os estudantes que prestaram o exame no Centro de Artes e Comunicação (CAC), na prova de física houve uma predominância de questões sobre física mecânica; já a de química foi considerada de conteúdo equilibrado. O perfil dos candidatos que realizaram as provas era variado em relação à formação: havia desde pessoas que já realizam outros cursos até estudantes que ainda nem concluíram o terceiro ano. Mesmo quem fez apenas para saber como é o exame saiu otimista sobre o resultado.

O grupo de amigos formado por Paulo Victor, Giovana Barros, Luiza Almeida e Luís Felippe Barros fizeram a prova só para se acostumar o processo, já que só irão fazer o vestibular para valer no final do ano. "É bom por conta da experiência, já que é no meio, tem que aproveitar", contou Giovana, de apenas 15 anos, e que quer entrar no curso de Medicina. Os estudantes saíram todos com os respostas anotadas para avaliar o desempenho quando a Covest liberar o gabarito. "Tanto ontem quanto hoje foram boas as provas. Deu para fazer sem problemas", completo Luis Felippe.

Diferentemente dos que estão fazendo o vestibular só por experiência, o técnico em edificações Heitor Costa quer alavancar sua carreira. Já com emprego em uma construtora do Recife, ele tenta, pelo segundo ano consectivo, conseguir uma vaga no curso de Engenharia Civil. "Foi bem tranquila a prova, achei melhor do que o primeiro dia. Tanto que deu para acabar a prova rápido. Dá para ficar confiante", revelou.

Também pelo segundo ano seguido, Bruna Rocha, de 19 anos, tenta entrar no CTG (Centro de Tecnologia e Geociências) para se formar em Engenharia Mecânica. Ela também achou a prova mais fácil do que os outros anos e melhor do que as provas realizadas no domingo. A mesma opinião foi compartilhada por Leonardo Filipe dos Santos, de 18 anos, que quer conseguir uma vaga para Engenharia Civil. "Tem também a questão que eu estudei mais, me dediquei melhor. Mas, ainda assim, achei as provas mais fáceis. Acho que as notas serão mais altas este ano", contou.

O vestibular do meio ano acontece pela terceira vez, com a intenção de preencher apenas as vagas do conjunto de Engenharia. No domingo (8), os feras fizeram prova de português 1 e matemática. As provas e os gabaritos do segundo dia deverão divulgados no site da Covest, a partir das 14h. Ao todo, são oferecidas 320 vagas. As provas ocorreram no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), CAC e Coordenação da Área II. "O processo seletivo ocorreu na maior tranquilidade nos dois dias, sem nehum incidente registrado. É o terceiro ano que realizamos, sempre um sucesso. Vamos manter esse sistema nos próximos anos", contou o professor Armando Cavalcanti, presidente da Comissão de Vestibular (Covest), responsável pela aplicação das provas da UFPE.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet