Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Faculdade Indígena Intercultural da Unemat forma 33 professores indígenas

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Faculdade Indígena Intercultural, realiza nesta sexta-feira (13.07) a colação de grau de 33 novos professores indígenas. Os formandos, oriundos de 11 etnias de Mato Grosso, receberão o diploma de licenciatura em Barra do Bugres (168 km de Cuiabá), com a presença da secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Áurea Ignácio, e do assessor especial do Ministério da Educação, Márcio Freitas, representando o ministro Aloizio Mercadante.


“A educação indígena praticada em Mato Grosso cumpre seu papel de reafirmar as identidades étnicas indígenas e, ainda, garante aos índios e às suas comunidades o acesso aos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade, num modelo que os habilita para docência em suas escolas”, afirmou a secretária Áurea Ignácio, pouco depois de confirmar presença no evento.

As licenciaturas específicas da Faculdade Indígena Intercultural têm por objetivo a formação e a habilitação de professores indígenas para o exercício docente no Ensino Fundamental e em disciplinas específicas do Ensino Médio, nas escolas instaladas das aldeias. São oferecidos cursos superiores de licenciatura nas áreas de Línguas, Artes e Literaturas, Ciências Matemáticas e da Natureza, Ciências Sociais e, ainda, Pedagogia Intercultural.

Nesta quarta e quinta-feira (11 e 12.07) haverá seminário de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

A Faculdade Indígena Intercultural

Sediada no campus da Unemat em Barra do Bugres, a Faculdade Indígena Intercultural começou suas atividades em 2001 como projeto ‘Terceiro Grau Indígena’, formando 276 professores indígenas. Desse total 94 já fizeram pós-graduação.

Os cursos de licenciatura da Unemat constituem o primeiro programa institucional dessa natureza implantado no Brasil, que hoje é considerado referência para outras iniciativas de formação de professores indígenas, tanto em outros estados como fora do País.

O pioneirismo da Unemat na oferta da graduação específica e diferenciada para povos indígenas é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Unesco como ação de política afirmativa voltada para a inclusão dessas populações no Ensino Superior.

Os cursos são possibilitados por parceria entre a Unemat, Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Prefeitura Municipal de Barra do Bugres.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet