Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Programa Escola Aberta amplia atendimento em MT

A partir de agosto de 2012 um total de 70 escolas da rede estadual, em 15 municípios, adotarão o Programa Escola Aberta. A atividade, desenvolvida no espaço escolar, trabalha com a comunidade práticas pedagógicas que permitem a implementação de medidas de conservação do espaço, fortalece os vínculos familiares, e geração de emprego e renda com foco na economia solidária.


As unidades atendidas pelo Programa Escola Aberta têm o espaço escolar aberto aos finais de semana onde são ofertadas oficinas gratuitamente à sociedade e ministradas por professores comunitários, que recebem uma bolsa voluntariado para o desempenho das atividades. São oficinas nas áreas de Esporte, Lazer e Recreação; Cultura e Arte; Qualificação para o Trabalho e Formação Inicial. Os objetivos são a melhoria da Educação, a inclusão social e a construção de uma cultura da paz.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é a instituição responsável pelo programa no Estado e coordena os trabalhos por meio da assessora técnica, professora Marilza Hidalgo. Conforme ela, o Escola Aberta tem como foco contribuir com a melhoria da qualidade da educação, construindo uma cultura de paz e ampliando os laços com a comunidade local. As ações têm resultado na redução dos índices de violência e aumentando as oportunidades de emprego aos jovens, sobretudo àqueles em situação de vulnerabilidade social. “As experiências refletem na comunidade como um todo”.

Para financiar a execução das oficinas, cada unidade escolar recebe recursos mediante o número de estudantes matriculados no ensino fundamental. Os valores variam de R$ 10.880, quando existem até mil alunos matriculados. Acima desse número, o repasse para aquisição de materiais e pagamento dos professores comunitários é de R$ 12 mil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet