Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Convênio Seduc/PJC cria a Rede Digital pela Paz


O secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, e o diretor geral da Polícia Judiciária Civil (PJC), Anderson dos Anjos Garcia, assinaram termo de cooperação para instalação da ação ‘Rede Digital pela Paz’. O projeto, desenvolvido pela PJC, consiste na criação de um site interativo que será alimentado pelos estudantes das escolas estaduais. O ato de assinatura ocorreu quarta-feira (25.07), na Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A ideia é que os alunos utilizem a ferramenta on-line para criar jogos interativos, desenhos, mensagens, gibis, entre outros, sobre a temática da prevenção à violência, às drogas e a promoção da cultura da paz. Para isso eles debaterão os assuntos em sala de aula com os professores e utilizarão os laboratórios de informática das unidades, para o acesso ao site.

De acordo com Anderson Garcia, “estatísticas apontam que grande parte dos índices de violência envolvem adolescentes e jovens, por isso a importância deles serem protagonistas das ações de prevenção”, afirmou. Ele contou ainda que o site será mantido pela PJC e que, em breve, a ferramenta já estará disponível para que os alunos e professores possam acessar.

Ságuas Moraes destacou a parceria da Seduc com a Polícia Civil, que já desenvolve nas escolas estaduais palestras do programa de ‘Cara Limpa contra as Drogas’. Em relação ao site, ele colocou a equipe da Assessoria de Comunicação da Secretaria à disposição da PJC para contribuições na finalização do portal. O endereço da ferramenta: www.rededigitalpelapaz.mt.gov.br também ficará disponível no site da Seduc para ajudar na sua popularização entre os educadores.

Presente no ato, o delegado Geral Adjunto, Sebastião Finotto da Silva, destacou que o surgimento do site veio da necessidade de promover entre os jovens a discussão e orientação sobre o combate a violência. “Na maioria das vezes a juventude recebe informações somente por meio de cartilhas que não permitem interação. Essa ferramenta on-line está sendo pensada para que eles possam interagir com os professores e com a PJC, no sentido de nos ajudar principalmente nas ações de prevenção”, disse.

A superintendente de Formação da Seduc, Ema Marta Dunck Cintra, e a investigadora de Polícia, que será a responsável pelo gerenciamento do site, Edleusa Afonso, também participaram do evento. Elas citaram que o portal também conterá textos orientativos sobre a temática da violência e que o convênio Seduc e PJC, para desenvolvimento do mesmo, terá vigência de cinco anos.

PROJETO PILOTO

O projeto será inicialmente implantado em três escolas piloto (João Panaroto, no CPA, Dione Augusta, CPA, e Rodolfo Augusto, no bairro Paiaguás), e já começa no início do segundo semestre do ano letivo. Em agosto, professores e alunos selecionados para serem monitores iniciam uma capacitação para desenvolver as atividades nos laboratórios de informativas juntos aos estudantes das unidades.

Com os monitores e professores serão trabalhados os temas: Estatuto da Criança e do Adolescente no contexto escolar, mediação de conflitos escolares, Direitos Humanos, Violência e Criminalidade e Cultura Digital.

O site Rede Digital pela Paz será um ambiente para a troca de experiências, denúncias, bate-papos, informação, publicação de artigos, sugestões de livros e biografias sobre drogas, violência, sexualidade, direito e deveres, oficinas digitais e outras ferramentas de interação, como forma de inserir o publico juvenil na discussão de temas de interesse social e que assolam a sociedade, como os homicídios praticados e vitimados por jovens tão corriqueiros na atualidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet