Olhar Direto

Sábado, 17 de agosto de 2024

Notícias | Educação

Projeto de implantação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde é aprovado na 1º Comissão da Câmara Federal

O sonho de cursar o ensino superior em um universidade pública está cada vez mais próximo de ser realizado para os estudantes de Lucas do Rio Verde.


Na noite de ontem (21), os deputados federais que compõem a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovaram o Projeto de Lei 379/2011, que prevê a implantação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no município.

O projeto já havia recebido parecer favorável da relatora, a deputada federal Manuela D'ávila, (PC do B-RS) e recentemente do deputado Mauro Nazif (PSB- RO). Para a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, a aprovação na comissão é a primeira vitória rumo a instalação do campus em Lucas do Rio Verde.

Com o resultado, o projeto segue para análise dos deputados que compõem a Comissão de Educação e Cultura. No entanto, para se tornar realidade, o Projeto de Lei 379 precisa ser aprovado em outras duas comissões, a de Finanças e Tributação e a de Constituição e Justiça e Cidadania.

Além da busca pela implantação do campus da UFMT no município, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Comissão formada por professores, gestores escolares e estudantes, estão trabalhando em outras duas frentes para facilitar o acesso dos jovens ao ensino superior gratuito.

Segunda a secretária, o município já protocolou ofício junto a universidade e aguarda decisão da reitoria sobre a implantação de cursos de graduação no sistema modular.

Outra alternativa, é o aumento no número de cursos oferecidos pela UFMT, através do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A instituição já sinalizou com a abertura de mais dois cursos de licenciatura, com vestibular e início das aulas para 2013.

Atualmente, o polo oferece os cursos de graduação de Pedagogia e Administração e especialização nas áreas de Relações Raciais, Saúde Indígena, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde.

Para o prefeito Marino Franz (licenciado), a aprovação do projeto e a implantação de novos cursos nos sistemas modular e a distância são resultados do empenho do poder público, da Comissão em Prol da Universidade e dos deputados federais, Wellington Fagundes (PR) e Nilson Leitão (PSDB). “Sem a participação da sociedade e sem o apoio da bancada mato-grossense, o projeto não seria aprovado tão facilmente.”
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet