Olhar Direto

Sábado, 17 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Reeducandos da Capital e interior participam do Enem 2012

Reeducandos de 12 unidades penitenciárias e adolescentes de cinco unidades socioeducativas participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 20120), destinado às pessoas privadas de liberdade no Estado de Mato Grosso. As provas tiveram início na terça-feira (04.11) e terminam nesta quarta-feira (05.11).


Dados da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) somam 425 reeducandos inscritos nos presídios e 30 adolescentes nas unidades socioeducativas. O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com o apoio e parceria da Sejudh e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Entre os presídios que realizam o Enem 2012 no Estado estão seis Penitenciárias, cinco Cadeias Públicas e o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Tangará da Serra.
As penitenciárias contempladas são: Penitenciária Central do Estado (PCE), Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May - na Capital, Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Penitenciária Major Zuzi Alves, em Água Boa, Penitenciária Major Eldo Sá Correa - (Mata Grande), em Rondonópolis e Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira - (Ferrugem), em Sinop.

Nas Cadeias Públicas ele é aplicado em Cáceres, Rondonópolis (feminino), Várzea Grande, Diamantino e Alto Araguaia. Entre as unidades com maior número de inscritos estão a Penitenciária de Água Boa (69), o CRC de Cuiabá (68) e a Cadeia Pública de Cáceres (66).

SOCIOEDUCATIVO

No Sistema Socioeducativo o Exame Nacional ocorre nas unidades de Cuiabá (masculino e feminino), Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças. Participam dele apenas os adolescentes já em cumprimento de medida socioeducativa.

O calendário diferenciado para as unidades penais e socioeducativas é determinado pelo Inep. Em 2011 o exame foi realizado em novembro, já neste ano, em dezembro nos dias 4 e 5. De acordo com o órgão, Mato Grosso está entre os 10 Estados com maior número de inscritos no Enem 2012.

O Exame Nacional do Ensino Médio certifica a conclusão do ensino médio e também proporciona o ingresso em curso superior aos que alcançam aprovação nas provas. Em 2011 vários reeducandos do Estado foram beneficiados com o Enem e avançaram assim na formação escolar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet