Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Educação

Número pequeno de vagas mantém cursos menos tradicionais entre os mais disputados da USP

Todos os anos,  medicina e engenharia dividem espaço no topo do ranking das áreas mais concorridas da Fuvest, responsável pelo processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo), com cursos menores, como, por exemplo, artes cênicas, audiovisual, jornalismo e relações internacionais (veja a lista completa abaixo). 


R7 e Sistema COC de Ensino fazem a correção das provas da Fuvest 2015

Segundo Maria da Conceição Uvaldo, coordenadora do Serviço de Orientação Profissional da USP, esse fenômeno está diretamente ligado à oferta de vagas.

— Cursos de artes cênicas e audiovisual não são oferecidos por muitas universidades, fato que gera uma disputa maior na USP. E aqui, as vagas são poucas. 

Em carreiras que tradicionalmente têm um mercado de trabalho muito competitivo, a ideia de buscar "algo a mais" na faculdade para ter sucesso no futuro também determina a disputa acirrada. 

— Estudar na USP, melhor universidade da América Latina, garante um status diferenciado para quem quer entrar em mercados complexos como o jornalismo ou a publicidade, por isso, estes cursos estão entre os que têm o número mais elevado de candidato por vaga no vestibular. 

Número de inscritos de escola pública cai 32% na Fuvest

Sem frustrações no futuro 

Para o superintendente educacional do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), Eduardo de Oliveira, graduações relacionadas com valores "contemporâneos" também chamam a atenção dos jovens. 

— Jornalismo e relações internacionais estão associados ao mundo globalizado. A facilitação das trocas comerciais e de informação que vivemos hoje, graças ao desenvolvimento da tecnologia, colocaram estes cursos em evidência. 

Oliveira lembra, porém, que é preciso valorizar o gosto pessoal mais do que as tendências ou a "moda" na hora de escolher uma profissão. 

— Os brasileiros passam pelo vestibular ainda muito jovens, então podem não estar tão maduros quanto escolhem uma carreira. O recomendado é buscar o autoconhecimento e pensar nas próprias aptidões para que não haja frustração no futuro. 

O superintendente do CIEE indica o diálogo com profissionais e estágios para evitar enganos.

— No estágio, o estudante consegue perceber se a carreira escolhida vai ao encontro aos seus objetivos. Se não for, ainda há tempo de mudar.  

Queda da concorrência na USP

Em 2014, a Fuvest registrou o menor número de inscritos dos últimos anos. Ao todo, 141.888 candidatos confirmaram interesse em disputar uma vaga na USP, número que apresenta queda de 17,5% na comparação com os 172.037 confirmados no processo seletivo de 2013. Apesar disso, a instituição ainda realiza o maior processo seletivo independente do País.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet