Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Educação

Empaer entrega mudas de espécies nativas para alunos em Santo Antônio de Leverger

Alunos da 5ª e 7ª séries da Escola Estadual Hermes Rodrigues de Alcântara, do município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao Sul de Cuiabá), receberam dos técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), mudas de espécies nativas e orientações sobre o Projeto de Recuperação e Conservação da Bacia do Rio Cuiabá. O evento aconteceu no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, durante a Exposanto, no dia 28 de agosto.


O técnico agropecuário da Empaer, Vico Capistrano, apresentou aos alunos o trabalho de assistência técnica, extensão rural e preservação do meio ambiente que a Empaer executa no campo. “Conscientizar jovens é mais fácil, pois estão preocupados com os problemas ambientais. Hoje matar passarinho não é uma prática comum é crime e agressão ao meio ambiente. Acredito que vocês estão prontos e preparados para preservar e cuidar da flora e fauna” ressalta Vico.

A diretora da Escola Hermes Rodrigues de Alcântara, Maria Margarete da Silva, comenta que esse tipo de atividade faz parte da política da escola e esclarece que o sentimento de preservação começa dentro de casa e as mudas de espécies nativas que os alunos estão recebendo do viveiro da Empaer serão plantadas em suas residências. “A Empaer está no caminho certo, fazendo o trabalho ao produtor rural e de recuperação e conscientização ambiental”, esclarece Margarete.

O engenheiro agrônomo da Empaer, Henrique Teodoro Melo, explicou sobre o cadastramento socioeconômico que foi realizado em 543 propriedades rurais, constatando que 33% das famílias residentes no município vivem da pesca e 42% recebem por mês um salário mínimo. Foi verificado também que 257 moradias estão situadas em áreas de Proteção Permanente e 87,5% das áreas foram desmatadas há mais de 10 anos.

O diagnóstico da área permitiu a recomposição de 128 quilômetros de mata ciliar nas margens do Rio Cuiabá. As espécies de mudas doadas para os alunos foram: cumbaru, açaí, ingá de metro, paineira, tarumeiro, louro, chico magro e pitanga. O aluno Antonny Di Pietro, da 5ª série, fala que vai plantar na casa do seu tio a muda de cumbaru que ganhou, onde tem um quintal grande e próprio para o cultivo. A aluna Tália Karolyne da Costa, da 5ª série, comenta que é a primeira vez que recebe uma muda de planta e vai cultivar no quintal de casa.

Participaram da solenidade a gerente de comunicação da Empaer, Shirley O’Campos, supervisor do escritório de Santo Antônio, Adão José Filho, engenheiro agrônomo , Elder da Silva, professores e funcionários da Empaer.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet