Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Educação

UFMT

Coordenador receia choque de Enem e concurso do Estado

Foto: Thalita Araújo/OD

Coordenador receia choque de Enem e concurso do Estado
O professor José Eurico Leitão de Almeida, que dirige a Coordenação de Concursos e Exames Vestibulares da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), afirmou, em entrevista ao Olhar Direto, ter receio de que a nova data a ser escolhida para a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) choque-se com a data marcada para o concurso público do Estado.


A prova do Exame foi furtada, ocasionando adiamento do Enem, que aconteceria neste fim de semana (3 e 4). Com isso, o Ministério da Educação (Mec) estima que a prova possa ser remarcada em mais ou menos 45 dias.

Contando esses dias, o exame seria realizado próximo do dia 15 de novembro. O concurso do Estado é no dia 22 do mesmo mês, o que dá uma margem pequena de dias além do prazo imediatamente estipulado pelo Mec.

O coordenador também afirma que o incidente vai abalar a credibilidade do exame, que pela primeira vez irá servir como forma única de ingresso em algumas universidades brasileiras.

“Além disso, nos dias que antecedem a prova, os alunos vão baixando o ritmo, vão estudando menos, como é recomendado, para que estejam relaxados no dia do exame”, diz o professor Eurico. Agora, depois de toda essa preparação, os estudantes terão que entrar no ritmo novamente e aguardar uma definição, o que deve deixar muitos ansiosos.

A questão da segurança da prova já era um assunto que estava sempre em pauta nas reuniões para discutir o Enem, segundo o coordenador. Isso porque o exame, por seu caráter apenas avaliatório, não era visado. “Agora, como é a porta de entrada para muitas universidades, obteve visibilidade e despertou quadrilhas que costumam cometer esse tipo de crime”, afirma Eurico.

Para a UFMT, que aderiu ao Enem como única forma de ingresso, não há prejuízos financeiros com a remarcação da prova, pois o consórcio contratado pelo MEC é que tem a responsabilidade de realizar o exame. Para a Universidade então, ficará, possivelmente, um prejuízo moral, por parte daqueles que se manifestaram contra a adesão total ao Enem neste ano.

Os candidados inscritos no Enem podem ligar para o telefone 0800 61 61 61 para tirar dúvidas sobre o adiamento do exame.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet