Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Cidades

SEM FRONTEIRAS

Oi Futuro leva inclusão digital para cerca de mil alunos em MT

A globalização trouxe um mundo sem fronteiras através da internet, mas isto ainda é um mito em muitas comunidades carentes do país. Esta realidade pode ser mudada através de ações simples como a do projeto Tonomundo do Instituto Oi Futuro que leva a tecnologia para as crianças e jovens destas localidades, onde a inclusão digital é algo muito distante da realidade.


Com um investimento de R$ 300 mil para cada laboratório de informática, o instituto Oi Futuro inauguram duas salas de informáticas nas escolas Municipais Professora Salvelina Ferreira da Silva, em Várzea Grande, e Professora Francisca Figueiredo de Arruda Martins, em Cuiabá. A ação é uma parceria com as Prefeituras das duas cidades.

As duas escolas inauguradas hoje possuem características especiais e atendem, em sua maior parte, crianças que moram na periferia das cidades. A Escola Municipal Professora Salvelina Ferreira da Silva tem 540 alunos e 25 professores, em três turnos. A Escola Municipal Professora Francisca Figueiredo de Arruda Martins tem 452 alunos e 26 professores, também com três turnos.

Cada laboratório recebeu 23 computadores, sendo 22 para os alunos e um para o professor. Além disso, o Instituto Oi Futuro também se responsabiliza por reformar a sala e adequá-la para receber os equipamentos doados. Um sistema de segurança é instalado ligado diretamente à uma central de alarme, além de ser colocado grades nas janelas e uma porta de ferro reforçada.

Além dos computadores, a escola recebe uma impressora colorida, webcam e uma máquina digital. “Os mesmo equipamentos utilizados nas escolas em outros estados são os mesmos daqui. Não há diferenciação”, ressaltou o diretor de planejamento do Oi Futuro, José Zunga.

Preocupados com a responsabilidade social, o instituto também realiza a capacitação dos professores, através da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, responsável por oferecer suporte aos profissionais da educação. “Além do curso de qualificação para que os professores possam usar os equipamentos doados, no dia-a-dia também é oferecido um suporte para tirar dúvidas destes profissionais”, explica Zunga.

Um software também foi criado para facilitar a vida do professor. É provado que estes profissionais sofrem constantemente com o estresse e problemas de voz devido o gasto excessivo das cordas vocais durante as aulas.

No entanto, com o programa instalado no computador do professor ele consegue monitorar todos os demais equipamentos sem precisar gastar a voz. “Se ele quiser indicar o site que deve ser acessado, através de um comando todos os demais computadores abrirão a página indicada. O professor também pode controlar o que é acessado pelo aluno e simplesmente bloquear, além de enviar uma mensagem pelo próprio computador, sem precisar gritar na sala”, relata o diretor.

Em Mato Grosso, oito laboratórios de informática foram construídos pelo Instituto Oi Futuro, seis deles em parceria com o governo do Estado e outros dois com as Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. Isto representa um investimento total de R$ 2,4 milhões no estado.

Zunga destaca ainda que o mais importante são os avanços posteriores. Segundo ele, com criatividade é possível ampliar o uso do laboratório e relata que os alunos da escola em Várzea Grande já fizeram um telejornal com a webcam instalada na sala de informática. “Não queremos cartão postal e sim melhorias na qualidade de ensino”, destacou o diretor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet