Olhar Direto

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Notícias | Educação

Conheça o clássico de Júlio Verne que escola de SP jogou no lixo

"Um país se faz com homens e livros" é o que dizia Monteiro Lobato (1882-1948). Será? "A Escola dos Robinsons", clássico do francês Júlio Verne (1828-1905), era um dos livros que funcionários da Escola Estadual Ernesto Monte, em Bauru (345 km de SP), jogaram no lixo.


O fotógrafo João Roberto Alcará viu os exemplares jogados na calçada da escola, na pça. das Cerejeiras, e em uma caçamba de entulho. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo prometeu investigar o caso.

"A Escola dos Robinsons", publicado pela primeira vez em 1882, tinha sido uma doação para a escola.

O livro conta a história do jovem Godfrey Morgan, 22, que terá de aprender a sobreviver em uma ilha. Ele é sobrinho do lord William W Kolderup e está prestes a se casar com a jovem Phina.

Antes de subir ao altar, ele decide fazer uma viagem durante dois anos. O tio o manda para a Nova Zelândia, a bordo do navio comandado pelo capitão Thurotte e em companhia de seu mentor, o professor Tartelett.

O navio afunda, e Godfrey terá de enfrentar selvagens na ilha. A experiência funciona como uma "escola da vida", em que o jovem terá de descobrir o valor do esforço e adquirir sangue frio e coragem.

Mestre da ficção científica, Verne é autor também de clássicos da literatura mundial como "A Volta ao Mundo em 80 Dias", "Viagem ao Centro da Terra" e "20.000 Léguas Submarinas".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet