Olhar Direto

Sábado, 06 de julho de 2024

Notícias | Educação

confusão continua

Novo Enem ainda gera dúvidas a candidatos; tire-as no Olhar Direto

O processo seletivo adotado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ainda está causando muitas dúvidas nos candidatos a uma vaga na instituição. A adoção do ‘novo’ Enem pela universidade como fase única foi conturbada desde o início e ainda não está clara para muitos estudantes, mesmo após a realização da prova, nos dias 05 e 06 de dezembro.


O estudante Yuri Marcel, que disputa pela segunda vez uma vaga na UFMT confessa ainda ter dúvidas sobre como será feita a seleção dos alunos, como fazer a seleção do curso e sobre quais são as datas de matrícula. Outro ponto que confunde a cabeça do estudante é sobre os pesos de cada questão. “Falaram que tem questões de pesos diferentes, mas eu não sei como elas estão distribuídas e como vão interferir na nota final”, reclama.

Confira a seguir algumas dicas que podem esclarecer algumas dúvidas.

Resultados

Os resultados dos candidatos serão divulgados a partir da segunda quinzena de janeiro de 2010 por meio do Boletim Individual de Resultado. As médias serão encaminhadas pelos Correios no endereço cadastrado na ficha de inscrição. Mas quem quiser, também poderá conferir o desempenho na internet, pelo site do Inep. Para isso o candidato precisa ter em mãos o número do CPF e a senha de acesso.

Cálculo da própria nota

O candidato não conseguirá calcular a própria nota. É preciso aplicar uma fórmula para chegar ao resultado em cada uma das provas. Um programa de computador fará o cálculo levando em consideração o padrão de resposta e não somente o número de acertos, mas o peso das questões.

Como concorrer em mais de uma universidade

O candidato terá cinco opções, podendo concorrer a cinco cursos ou universidades diferentes. Para isso, as instituições de ensino escolhidas por ele devem ser aquelas que adotaram o Enem como fase única,como a UFMT por exemplo.

As universidades que optaram por adotar o Enem como fase única utilizarão um Sistema de Seleção Unificado, informatizado e online, para selecionar os ingressantes. Nesse sistema serão informadas quantas vagas cada curso tem disponível e qual o peso que cada área terá na nota final do aluno.

Sistema de acesso as informações

De acordo com o MEC, o sistema será bastante similar ao utilizado para inscrição no ProUni e acessado pelo portal do próprio ministério. A expectativa é que esteja no ar nos dias consecutivos à divulgação do resultado do Enem - mas ainda não há data certa definida.

Seleeção dos candidatos

O cálculo feito para a escolha dos ingressantes e as regras em geral deverão ser divulgadas nos próximos dias, segundo o MEC.

Quando e como o aluno se matricula na universidade

O candidato irá se inscrever no Sistema de Seleção Unificado, que calculará a nota final, já com cada peso estabelecido. O vestibulando poderá simular a inscrição em até cinco cursos ou instituições diferentes durante todo o tempo que o sistema ficar disponível na internet. E então decidir onde se matricular.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet