Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Esportes

uma vaga

Santos arrasador ou Grêmio imortal? Duelo na Vila decide quem vai à final

Faltam 90 minutos, mais os acréscimos. Santos, dono do melhor ataque do Brasil, e Grêmio, sob o manto de sua imortalidade, disputam nesta quarta-feira, a partir das 21h50m (horário de Brasília)

Foto: Agência Estado

Santos arrasador ou Grêmio imortal? Duelo na Vila decide quem vai à final
Faltam 90 minutos, mais os acréscimos. Santos, dono do melhor ataque do Brasil, e Grêmio, sob o manto de sua imortalidade, disputam nesta quarta-feira, a partir das 21h50m (horário de Brasília), na Vila Belmiro, uma vaga na final da Copa do Brasil. Quando o árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique apitar o fim da partida, é bem provável que verdades e teses sejam desfeitas: dando Santos, a imortalidade gremista poderá será desdenhada. Dando Grêmio, os meninos da Vila deverão ser cobrados e questionados. Reflexos que podem soar injustos, visto que os dois times acabaram de conquistar seus estaduais. Mas como pedir racionalidade a torcedores?


No jogo de ida, no estádio Olímpico, quarta-feira passada, o Grêmio venceu por 4 a 3 após terminar o primeiro tempo perdendo por 2 a 0. A virada encheu os gremistas de esperança, apesar dos três gols sofridos em casa. A imortalidade foi a tônica dos comentários. Agora, o tricolor joga por um empate, mas promete não ficar atrás. A tática tricolor é simples: atacar para não ser atacado.

O Santos, por sua vez, precisa vencer por um gol até 3 a 2. Se devolver os 4 a 3, leva a decisão para os pênaltis. O Grêmio pode perder por diferença de um gol, desde que marque quatro. Como não poderia deixar de ser, o ataque dos 110 gols promete encurralar o time gaúcho com seu poderoso trio de frente, formado por Neymar, André e Robinho.

Casa cheia

Se o Grêmio conta com sua imortalidade, o Santos aposta na Vila Belmiro. O estádio alvinegro estará repleto. Foram colocados à venda 14.400 ingressos, que estão esgotados desde segunda-feira. O técnico Dorival Júnior espera que os santistas transformem o pequeno e lendário alçapão num caldeirão do qual nem imortais escapem.

- Temos de fazer na Vila o que a torcida do Grêmio fez no Olímpico: cantou e empurrou o time o tempo todo, mesmo quando perdiam por 2 a 0. Quero que a nossa torcida se comporte dessa maneira, que grite, apóie e esteja junto durante os 90 minutos.

O treinador não poderá contar com o volante Arouca, que está suspenso. Rodriguinho entra em seu lugar. Rodrigo Mancha, que seria opção para o setor, está barrado por causa das falhas que cometeu no jogo de ida. Nem no banco fica.

Por outro lado, o Peixe terá o retorno do atacante Neymar. O prodígio santista não jogou a primeira partida porque estava suspenso. Agora, o Alvinegro volta a ter o trio de frente. Essa é a aposta de todos os santista.

- Se conseguirmos segurar as coisas lá atrás vai ser bom, porque, certamente, lá na frente resolvemos - afirma o atacante.

Atacar para não levar

O Grêmio quer fazer do ataque a sua melhor defesa. O discurso está bem ensaiado e a ideia é atacar o Santos. Se não sofrer gols na Vila Belmiro, o Tricolor será finalista da Copa do Brasil, algo que não alcança desde 2001, ano em que conquistou o tetracampeonato. Às vésperas do confronto decisivo, o clima no estádio Olímpico foi um misto de confiança, preocupação e ansiedade. Confiança porque tem a vantagem de jogar pelo empate, preocupação pela ausência da zaga titular, e ansiedade para ficar ainda mais perto de consolidar um trabalho que começou cercado de interrogações.

- A equipe do Grêmio conseguiu encontrar o equilíbrio. Quando consegue equilíbrio em todos os setores, fica mais forte e tem mais chances de aproveitar as dificuldades defensivas do Santos. Todos mundo vai procurar fazer o melhor. É um jogo único, vai definir um finalista da Copa do Brasil. Quem erra menos vai passar - disse o zagueiro Rafael Marques.

A zaga do Grêmio será formada por reservas. Marques e Ozeia, que jogaram apenas duas vezes juntos nesta temporada, são os substitutos de Mário Fernandes, machucado, e Rodrigo, suspenso. O técnico Silas confia nos dois e imagina que eles serão úteis também na frente.

- Zagueiro foi feito para zagueirar. Não foi feito para dar chapéu. O Rafael Marques jogou mais de um ano como titular do Grêmio, e o Ozeia é zagueiro-zagueiro. Vamos ter os dois na área contrária cabeceando. O Santos também vai se preocupar com eles no ataque. Vai ser um jogo de dois times com muita coisa boa. Vai ser parada dura e definida em campo - previu.

As laterais ainda dependem de confirmação, mas apenas o posicionamento. O lateral-direito Edílson pode jogar na dele ou ser deslocado para a esquerda, como ocorreu na maior parte do jogo do Olímpico. Joílson também vai entrar no time.

Nas demais posições, não há mistério. Victor no gol, Adilson e Willian Magrão formam a dupla de volantes, Hugo e Douglas na armação, e Jonas e Borges no ataque. O Grêmio aposta na experiência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet