Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Bellucci faz Nadal correr, mas cai em três sets nas oitavas de R. Garros

Thomaz Bellucci fez Rafael Nadal correr e conseguiu quatro quebras de saque. Mesmo assim, não foi o suficiente para eliminar o ex-número 1 do mundo em seu torneio preferido. Nesta segunda-feira, o tenista paulista foi derrotado pelo espanhol por 3 sets a 0, em cerca de 2h30, com parciais de sei 6-2, 7-5 e 6-4.


Com o resultado, o número 29 do mundo deixa o torneio nas oitavas de final, o que já é sua melhor participação em um Grand Slam. Foi a segunda partida dele com Nadal na carreira profissional, com duas derrotas justamente em Roland Garros.

Com este resultado, Nadal se classifica para as quartas de final e melhora sua campanha em relação a 2009, quando caiu nas oitavas, em sua primeira derrota no torneio em que é tetracampeão. O número 2 do mundo enfrentará por uma vaga na semi o vencedor do confronto entre os compatriotas Nicolás Almagro e Fernando Verdasco.

Para Bellucci, a participação no torneio disputado em saibro determina um feito. Ele igualará o segundo melhor ranking de um brasileiro na história na lista da próxima semana da ATP. O paulista de 22 anos deve aparecer na 24ª posição, mesmo posto que Thomas Koch ocupou em 1974, e atrás apenas de Guga, que já foi líder do tênis mundial. Devido à vitória de Jürgen Melzer (AUT) nas oitavas, ele não poderá subir mais um posto e superar Koch.

Na partida desta segunda, na quadra central, Bellucci não conseguiu completar com êxito a estratégia de atacar Nadal durante toda a partida. O brasileiro por muitas vezes permitiu que as trocas de bola se estendessem no fundo de quadra, o que é o ponto forte do espanhol. No entanto, também conseguiu belos winners e deixadinhas, chegando a irritar o rival.

O JOGO
Thomaz Bellucci começou a partida perdendo o primeiro game, em seu serviço. Mesmo assim, mostrou maturidade e um bom jogo de fundo de quadra, sempre forçando Nadal, conforme sua tática de ser agressivo diante do espanhol.

A estratégia deu certo no quarto game quando, em uma subida à rede, conseguiu forçar o erro do tetracampeão e devolver a quebra, empatando em 2-2. No entanto, Nadal fez valer sua experiência e sua superioridade no fundo da quadra e, movimentando bem o brasileiro, conseguiu vencer duas vezes no saque de Bellucci, no quinto e no sétimo games, fechando em 6-2.

Apesar de atacar bastante na parcial, Bellucci não conseguiu converter os pontos, com apenas um winner contra sete de Nadal. O saque, sua arma, também não funcionou, com apenas 48% de aproveitamento no primeiro serviço.

O segundo set apresentou coincidências com o que já havia sido visto. Bellucci mais uma vez partiu para o ataque, tentando tirar Nadal de sua “zona de conforto” e arriscando mais. Com o passar dos games, o espanhol tomou conta das ações. No quinto game teve dois break-points, converteu o segundo e passou novamente à frente, em 3-2.

Nova chance apareceu para o paulista logo no game seguinte e, em seu segundo break-point, colocou Nadal para correr e, com belas bolas no fundo, conseguiu o empate. Em seguida, teve de superar uma situação de 0-30 para confirmar o seu e fazer 4-3.

A irregularidade do brasileiro pesou e, com uma dupla-falta, ele cedeu o oitavo game, tendo de lutar muito para em um belo game devolver o placar adverso e empatar novamente o set (5-5). Nadal não escondeu o nervosismo ao não conseguir fechar e, em seguida, mais uma vez passou na frente, desta vez conseguindo confirmar seu serviço e para garantir 2 sets a 0 no placar.

A rotina de quebras se repetiu no início da terceira parcial, com Bellucci novamente saindo atrás e igualando em seguida. Nadal voltou a vencer no saque do brasileiro no quinto game e sem grandes dificuldades finalizou a partida apenas confirmando os seus serviços.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet