Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Continuam abertas as inscrições para o programa Bolsa Atleta

Estão abertas as inscrições para o programa Bolsa-Atleta. Os interessados em pleitiar uma verba mensal para custear os treinamentos e as participações em campeonatos nacionais ou internacionais, tem até o dia 16 agosto para fazer a inscrição no site do Ministério do Esporte.


O Bolsa-Atleta atende aos esportistas em quatro categorias: estudantil, nacional, internacional, olímpica e paraolímpica.

Para concorrer ao benefício na categoria nacional, é necessário ter 14 anos completos, estar vinculado a uma entidade de prática desportiva (clube), ter filiação à entidade de administração de sua modalidade, tanto estadual (federação) como nacional (confederação), ter participado de competição em 2009 tendo obtido a seguinte classificação: de 1º a 3º lugar no evento máximo nacional organizado pela entidade nacional de administração de sua modalidade, ou de 1º a 3º lugar no ranking nacional por ela organizado.

Na categoria internacional é necessário ter 14 anos completos, está vinculado a uma entidade de prática desportiva (clube), tem filiação à entidade de administração de sua modalidade, tanto estadual (federação) como nacional (confederação), tenha participado de competição em 2009 tendo obtido a seguinte classificação: de 1º a 3º lugar em campeonatos mundiais de sua modalidade; jogos ou campeonatos pan-americanos e parapan-americanos, ou jogos ou campeonatos sul-americanos.

Para a inscrição na categoria olímpica e paraolímpica, é necessário ter 14 anos completos, estar vinculado a uma entidade de prática desportiva (clube), ter filiação à entidade de administração de sua modalidade, tanto em nível estadual (federação) como nacional (confederação), ter integrado na qualidade de atleta a delegação brasileira na última edição dos Jogos Olímpicos ou Paraolímpicos e outros critérios fixados pelo Ministério do Esporte.

Já para a inscrição na Categoria Estudantil, é exigido ter 12 anos completos, estar matriculado em instituição de ensino pública ou privada, ter alcançado o 1º, 2º ou 3º lugar nas olimpíadas escolares ou nas olimpíadas universitárias (jogos organizados pelo Ministério do Esporte com a parceria do COB) em esportes individuais ou estar entre os 24 melhores atletas selecionados nos esportes coletivos durante o ano de 2009. O mesmo se aplica aos três primeiros classificados nos campeonatos paraolímpico escolar e universitário brasileiros.

A partir deste ano, o grau de prioridade para concessão de bolsa das modalidades olímpicas e paraolímpicas em todas as categorias do Bolsa-Atleta aumentará, com no mínimo 85% do investimento geral do programa. Essa é uma das alterações nos critérios de seleção do programa do Ministério do Esporte, que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), que visa preparar a geração de atletas que irá competir nos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016.

O coordenador substituto do programa, Alan Ferreira, explica que entre as modificações de critérios está a referente à categoria Olímpica e Paraolímpica. "Agora, no primeiro ano após os jogos Olímpicos, o atleta receberá a bolsa normalmente. Para permanecer recebendo pelos três anos que faltam para completar o ciclo olímpico, o atleta deverá participar do circuito mundial da sua modalidade, nos três anos que faltam."

Anteriormente os atletas contemplados pela categoria garantiam os benefícios referentes ao ciclo olímpico, quatro anos, com apenas o pré-requisito de ter participado dos últimos jogos Olímpicos ou Paraolímpicos. Outra alteração no programa é referente às modalidades Pan-Americanas e não-Olímpicas – como futsal, patinação e esqui aquático – que terão prioridades sobre as modalidades não Olímpicas e não-Pan-Americanas, como jiu jitsu, skate e luta de braço.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet